sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Caverna : Os Povos Esquecidos


Caverna é para mim um dos melhores jogos de todos os tempos, uma obra-prima do grande Uwe Rosenberg e que somente com o jogo base já traz para mesa uma complexidade e prazer que apenas um seleto grupo de jogo proporciona (tem resenha dele aqui).

Dito isso lembro que quando a expansão d'Os Povos Esquecidos saiu na Essen de 2018 eu fiquei bastante animado com as possibilidades e depois do Fel Barros (outro grande fã do jogo) me falar que depois dela nunca mais jogaria somente com o base eu fiquei ainda mais pilhado pra tê-la e depois de anos sem consegui-la finalmente ela chega ao Brasil.

Nessa expansão temos 8 raças assimétricas para os jogadores começarem as partidas, cada raça escolhida no setup inicial traz novas peças de mobília que substituem alguma do jogo base fazendo com que o mercado fique bem diferente a cada partida.

Oito raças que dão um "sabor" todo novo ao Caverna.

Além disso são introduzidos dois novos recursos, os cogumelos que podem ser trocados por legumes a qualquer momento e valem como dois alimentos e as frutas-joia que podem ser trocadas por rubis e também valem como dois alimentos caso você precise.

Mas o mais legal são realmente as novas raças e o que cada uma traz de novidade tanto no setup quanto na forma de jogar com por exemplo os Elfos que são criaturas da floresta então você pode construir peças de mobília livremente fora das cavernas.

Dependendo da raça na hora da construção você pode construir mobílias fora da caverna.

Outra raça bem legal são os Silicoides, criaturas que parecem feitas de rochas e que tem como fonte principal de alimentação as pedras e também acabam tendo desconto nas construções que necessitem pedras como custo.

Completando as novidades temos a adição dos Goblins que funcionam como os anões adicionais do jogo base, mas são preguiçosos e desastrados, então toda vem que você escolher um Goblin para realizar uma das ações de colheita, ele vai acabar deixando cair alguma coisa pelo caminho além de precisar ser usado por último na hora da escolha dos trabalhadores.

Todas essas novidades realmente dão um novo vigor ao Caverna original e fazem de cada nova partida uma experiência bem diferente da anterior pela combinação de raças que podem aparecer e mobílias que entrarão no setup e se o jogo já era maravilhoso realmente com Os Povos Esquecidos fica ainda melhor.

Além de novas raças, novos recursos como as fruta-joia.
 

Nenhum comentário: