segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Flotilla


Testes nucleares no Atol de Bikini causaram um explosão mil vezes maior do que o esperado e o que se seguiu foram tsunamis e terremotos que dizimaram boa parte da população mundial e deixaram continentes submersos e agora o que restou da raça humana se reúne em aglomerados de sucatas para tentarem sobreviver, a essas novas estruturas damos o nome de Flotilla.

Cada jogador é um capitão que tem como missão formar uma tripulação buscando nomes nas guildas que se formaram para conseguir recursos em buscas pelo mar para quem sabe conseguir aumentar a capacidade da sua Flotilla.

O jogo começa em um espaço central de uma Flotilla única, mas cada jogador terá uma peça de partida e uma esquife além de uma tripulação inicial de 6 cartas, as guildas vão oferecer novos tripulantes de quatro guildas que são cartas mais fortes para as ações do jogo.

As guildas fornecem novos tripulantes para ajudar você e sua flotilla.

A rodada é mecanicamente bem simples, você tem as cartas disponíveis na mão, baixa uma delas e realiza a ação correspondente deixando aquela carta no descarte até que use o Capitão para recolher todas as cartas já utilizadas de volta para a sua mão novamente.

As guildas te dão uma orientação sobre as ações, os Oradores são tripulantes que vão te ajudar a conseguir influência nas guildas, os Comerciantes te ajudam na compra e venda de recursos além de novos esquifes e postos avançados, os Fundadores vão te dar tiles para ir avançando em alto mar e ter mais opções de pesquisa de recursos e os Escavadores são os que te dão a possibilidade de conseguir recursos.

Enquanto você estiver no modo submarino, explorar o mar atrás de recursos é ótimo.

Mas o que me deixou bem impressionado no jogo é uma ação que você pode fazer em qualquer momento da partida em transformar o seu jogo do lado submarino (onde você avança com tiles para conseguir recursos) para o lado sideral.

O lado sideral trabalha de forma bem diferente, primeiro que você consegue agora muito mais dinheiro do que os barris de recursos, todo o avanço náutico que você tinha feito vira uma pilha de construção e você passa agora a usar recursos para aumentar a Flotilla.

Isso é muito bacana e o timing dessa virada de jogo é totalmente definido pelo jogador e o mais interessante é que os outros podem continuar sua jornada no lado submarino de boa pois ambos os lados tem formas de pontuação bem boas, então dá pra esperar ou até mesmo abrir mão de ir para o lado sideral (embora valha à pena em algum momento).

Uma vez que os recursos são encontrados, precisam ser levados para o cais.

O jogo avança até que a quantidade de pontos selecionada pelo número de jogadores seja toda exaurida, temos uma rodada final, contamos mais uns pontinhos para recursos e grana não utilizados e perdemos alguns pela toxidade (que você vai recebendo durante o jogo de diversas formas) e quem tiver a maior pontuação é o vencedor.

Flotilla é um jogo muito bom, gosto muito do sistema de deck-building mas com todas as cartas disponíveis para você usar o lance de ficar juntando recurso pra quando virar pro lado sideral já conseguir construir logo é muito legal, enfim é um jogo que teve um lançamento discreto mas que merecia ser melhor explorado.


Quando você achar que é o momento, virar para o lado sideral pode te dar muitos pontos.
 

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