quarta-feira, 17 de abril de 2024

Harmonies


Em Harmonies os jogadores competem para conseguir montar padrões com as pecinhas que representam construções, árvores, água, campos e montanhas e sempre que algum padrão representado nas cartas é feito você pode colocar um dos diversos animais no seu tabuleiro para pontuar.

Para isso no início da partida cada jogador recebe um tabuleiro pessoal com espaços onde serão colocados as peças, no centro da mesa fica uma linha onde temos 5 cartas de animais para serem compradas e também o mercado de peças com 5 espaços e que tem sempre 3 peças disponíveis para compra.

Na sua vez o jogador escolhe um dos espaços e compra as três pecinhas para colocar no seu tabuleiro pessoal, essa é a sua jogada obrigatória, depois disso ele tem a opção de comprar uma das cartas de animal disponível e/ou colocar no seu tabuleiro os cubinhos de animais caso ele tenha formado algum(s) padrão(ões).


No mercado de peças você compra as pecinhas que irão para o seu tabuleiro para formar padrões.

Cada carta de animal vem com um desenho a ser formado com as peças e uma quantidade de cubos de animais, você só tem 4 espaços de cartas então uma vez que você escolhe uma carta ela fica lá no seu tabuleiro pessoal até que você zere os animais dela e então abra um novo espaço para cartas.

A sacadinha do Harmonies é justamente tentar otimizar a colocação dos animais, se você tiver uma boa visão espacial consegue pegar cartas ou colocar peças de forma a colocar vários cubos de uma vez só e assim maximizar a sua jogada.


As cartas de dizem como arrumar as peças para que você possa colocar os cubos.

Mas você precisa também ficar ligado que a colocação das peças por si só é importante, pois para a pontuação de final de jogo caso você não consiga ter colocado muitos dos cubos no tabuleiro uma boa arrumação de peças pode te colocar ainda na briga.

Quando um jogador tiver apenas dois espaços no seu tabuleiro ou não houverem mais peças para repor o mercado é disparado o final da partida e os pontos serão dados pelas cartas de animais e pela colocação das peças no tabuleiro, quem tiver a maior pontuação é o vencedor.

Harmonies é um jogo de levinho com cara de quebra-cabeças pra jogar rapidinho, eu sou fã de jogos assim e esse pega elementos de vários outros jogos e consegue fazer uma saladinha muito bem arrumada além de ter uma arte lindíssima e produção caprichada.


Conforme o jogo avança seu tabuleiro vai ficando bem bonitão com as peças.
 

Nenhum comentário: