quinta-feira, 11 de abril de 2024

Pax Pamir


Em Pax Pamir os jogadores serão líderes de tribos que durante o sécuo XIX tentaram forjar um novo estado, mas as influências externas vão influenciar e muito nessa tomada de poder.

O mapa de Pax Pamir representa uma área de 6 territórios em disputa, cada jogador representa uma tribo e tem tendência a apoiar um dos três poderes do jogo (os Britânicos, os Afegãos e os Russos) além disso temos uma área onde ficam expostas 12 cartas que serão compradas pelos jogadores durante a partida.

O jogo tem uma duração indeterminada, podendo acabar inclusive muito rápido, temos dois gatilhos de final de jogo, ao final do quarto evento de verificação de domínio ou se em qualquer uma das três verificações anteriores um dos jogadores tiver 4 pontos de vantagem para o segundo colocado.


No mercado as cartas que vão pra sua mão e posteriormente pra sua corte.

Então a parada do jogo é muita marcação, mas esse é um conceito complicado, uma vez que jogamos afiliados aos poderes principais, ocorre com bastante frequência mais de um jogador estar com a mesma afiliação, mas não vou me adiantar aqui, vamos falar um pouco de como funciona a partida.

Cada jogador tem um pequeno tabuleiro com 11 marcadores que podem tanto servir como tribos que vão para o tabuleiro como espiões que vão para as cartas dispostas na corte dos jogadores (inclusive suas).

No seu turno o jogador pode realizar até duas ações básicas que são comprar cartas do mercado e levar para sua mão, baixar cartas da sua mão para sua corte e/ou usar ações das cartas da corte.


Você precisa ficar muito ligado, se alguma nação se destaca ou você tá junto ou precisa prejudicá-la.

Ao baixar cartas, geralmente você ganha algum beneficio de colocação de peças ou receber grana, também existem 4 naipes no jogo que vão indicar quais cartas te darão ação bônus para além das duas ações que você teria direito no turno.

Mas a parada aqui são os controles territoriais pelos três poderes do jogo, sempre que uma carta de verificação de domínio é comprada (ou sai do mercado) é feita essa verificação, se algum dos três poderes tiver quatro ou mais peças de diferença para os outros dois o(s) jogador(es) partidário daquela nação ganha pontos pela sua influência caso não haja essa diferença os jogadores ganham pontos pelos marcadores que estão fora do seu tabuleiro pessoal.


Seus marcadores lhe darão pontos quando as verificações não forem bem sucedidas.

Aí volto a questão da observação do jogo, você tem que estar sempre muito ligador em como está a disputa de poder, pois se você estiver partidário de alguma nação que vai mal você precisa fazer com que as outras não pontuem ou então tentar mudar de partido para ganhar os pontinhos e nunca se desligar de quem está na frente, pois como já disse se em alguma dessas verificações o jogador mais à frente abrir 4 pontos de vantagem o jogo acaba na hora.

Eu achei Pax Pamir um jogo brilhante (já sai como sério candidato a melhor do ano), é um jogo que você não pode ficar prestando atenção em outras coisas, quem tiver focado e ler melhor a mesa vai levar a partida, além disso ele tem uma produção super funcional. sem excessos mas extremamente linda, apaixonei legal.

Nenhum comentário: