Seu navio Manticora e sua tripulação são pegos em uma tempestade sem precedentes, quando ela passa vocês se encontram em águas desconhecidas onde descobrem que para voltar para casa precisam encontrar totens que despertarão os deuses adormecidos.
Essa é a premissa de Sleeping Gods, um jogo cooperativo de campanha que dura entre 15 e 20 horas mas que pode parar a qualquer momento para ser reiniciado mais tarde.
O jogo traz um primeiro manual que traz como se fosse um prelúdio onde somos apresentados as mecânicas de desafios e combate e recebemos nossas primeiras palavras chave e também mais um personagem jogável, à partir daí vamos ao manual grande para aprender as minúcias das regras.
A tripulação do Manticora é formada por 8 tripulantes (que são os personagens jogáveis) que serão distribuídos entre os jogadores da campanha, além deles temos a Capitã Sofi Odessa que vai ser utilizada por todos como uma espécie de personagem coringa.
No setup inicial formaremos um deck com 18 cartas de evento, seis fáceis, seis médias e seis difíceis que servem como um contador para a campanha, esse deck será passado 3 vezes totalizando 54 turnos para que um dos finais da campanha seja acionado.
Em cada turno o jogador da vez tem o controle da Capitã Odessa e dos seus tripulantes, você deve fazer uma ação de navio, seguido por abrir uma carta de evento e resolvê-la e finalmente duas ações entre viajar, explorar, ir ao mercado e/ou ao porto.
No navio é onde conseguimos cartas de habilidade e também as fichas de comando que são necessárias para realizar ações de cartas e também as habilidades especiais dos tripulantes, no navio também temos espaços que darão moedas e recursos além de formas de descansar os tripulantes fatigados.
As cartas de eventos vem com desafios a serem cumpridos ou então coisas interessantes que podemos conseguir para a nossa aventura e vão se tornando cada vez mais difíceis conforme a campanha vai se desenrolado, então os tripulantes precisam ir melhorando suas habilidades para ficarem preparados.
A grande graça do Sleeping Gods está nas viagens e explorações, a cada espaço explorado do mapa vamos até o livro de aventuras que são uma espécie de "escolha seu caminho" onde temos alguma situação e precisamos escolher a melhor forma de lidar com ela, conforme somos bem sucedidos podemos ir ganhando palavras chave que vão liberar outras entradas do livro pra assim conseguirmos pontos de experiência e também os preciosos totens.
Mas o que seria um jogo de aventura sem um bom combate? Aqui nos temos um sistema de combate interessante, são 4 cubos para a rodada dos jogadores, vamos escolher um dos tripulantes que usa a sua precisão para tentar acertar o adversário, uma vez que você acerte vai preenchendo os campos de dano do seu adversário até que ele seja derrotado.
Os adversários sempre contra-atacam, então tentar matá-los logo ou reduzirmos a quantidade de dano que eles vão nos infringir é vital para que o seu personagem não caia e fique indisponível até que seja curado.
Como disse anteriormente, a campanha dura em média de 15 a 20 horas rodando pelos seus 54 turnos, existem formas dela terminar antes com os jogadores perdendo devido a todos zerarem seus pontos de vida ou o Manticora tomar todo o dando, mas numa partida mais tranquila dele você deve conseguir terminar com alguns totens e dependendo da quantidade vai receber uma pontuação pelo seu desempenho.
Nós começamos a campanha aqui em casa e jogamos durante umas duas horas e pouco (o que deu 4 turnos) e depois disso você pode "salvar" o jogo anotando os avanços e conquistas para depois continuar a aventura.
Sleeping Gods é o tipo de jogo pra quem curte livros-jogo e RPG, tem mais essa pegada do que a de um jogo de tabuleiro convencional. Eu particularmente sou fã dos jogos do Ryan Laukat e esse atendeu legal as minhas expectativas, estou curioso com o que a aventura vai me apresentar de desafios (e já estou de olho na expansão que adiciona masmorras ao jogo).
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