Em Minos : Aurora da Idade de Bronze os jogadores serão clãs minoicos lutando para conseguir ser o mais prestigiado dentre os clãs e assim assumir a liderança do povo, dito isso temos aqui um eurozão onde espremer seus turnos para conseguir o máximo de jogadas possíveis é a chave para vitória.
Temos um grande tabuleiro central com o território minoico, três rotas marítimas comercias, o mercado de cartas de decreto, as três colunas de progresso, objetivos e as cinco ações do jogo.
Cada jogador recebe então seu tabuleiro pessoal com várias construções e soldados além de recursos iniciais como moedas, machados e as primeiras cartas de decreto.
O jogo tem 4 rodadas divididas em 5 etapas, na primeira vamos rolar os dadinhos, esses dados vem em 4 cores sendo três delas fazendo referência às colunas de progresso e a quarta cor serve de "curinga" para fazer grupos e avançar nas colunas.
Uma vez que os dados foram separados pelos seus valores os jogadores vão começar a escolher esses dados para colocar nos espaços de ações do jogo, eles serão colocados em ordem crescente nos espaços precisando deslocar os maiores caso entre um dado menor nos espaços.
Aqui já temos a primeira sacadinha do jogo, o lance é que os primeiros espaços de cada ação te dão mais pontos da ação escolhida mas os outros podem de render avanços nas colunas ou direito a realizar uma ação bônus, então aqui já rola um planejamento legal.
Depois que todos os jogadores escolheram seus dados vamos somar os valores das cores (usando o cinza como curinga quando necessário) e para cada somatório de 9 ou mais um avanço na coluna da cor referente.
Essas colunas vão ajudar muito com benefício imediatos e durante pontuações ou na fase de recebimentos, então é sempre importante tentar ir avançando nelas.
Agora sim temos o coração do jogo, a fase de ações é realizada alternadamente entre os jogadores, na sua vez você escolhe o seu dado de maior valor e realiza a ação referente a ele (podendo abdicar da ação pra ganhar 2 moedas).
As ações serão para Preparar que usamos para comprar as cartas de decreto para mão, Desenvolver que é usada para baixar essas cartas e receber o benefício descrito nela, Construir que serve para colocarmos cidades, torres, fazendas e navios no tabuleiro principal, Expandir para colocarmos os guerreiros da reserva para o tabuleiro e/ou movê-los e uma ação Curinga que você pode copiar uma das 4 anteriores mas geralmente com menos pontos de ação.
Além dessas ações dos dados temos uma lista de ações extras que podem ser feitas durante seu turno e são importantes para te ajudar no bom desenvolvimento dele.
Tá difícil ser conciso mas o jogo tem muitas coisas a serem destacadas e uma que não pode ser esquecida é a importância das cartas de decreto.
Elas são baixadas na ação de Desenvolver para um bônus imediato, mas também podem ser colocadas abaixo do seu tabuleiro para virarem decretos reais que são formas de dar um "boost" no seu turno, pois elas são vinculadas tanto aos valores dos dados quanto às ações.
Ao final da segunda e da quarta rodada temos uma pontuação pela dominância e pela presença nos espaços do tabuleiro, um controlezinho de área maroto pra você ficar de olho e ao final da pontuação da quarta rodada contamos pontos das cartas e recursos finais quem tiver a maior pontuação é o vencedor.
Como eu falei lá em cima Minos é um "eurozão" como todos os elementos típicos desse tipo de jogo, com interação na escolha dos dados e posição das ações e também no controle de área ele tem decisões importantes a serem tomadas, caminhos de vitória que precisamos tentar alcançar mas sem termos assim tantas ações disponíveis, não chega a ter um cobertor muito curto, mas não dá pra fazer estripulias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário