Em Roda de Samba os jogadores são organizadores de sambinhas nos bairros clássicos do Rio de Janeiro como Lapa e a Pedra do Sal e precisamos juntar os melhores instrumentos para chamar sambistas clássicos para participarem da nossa confraternização.
Inicialmente cada jogador escolhe um dos bairros e coloca à sua frente, nesse tabuleirinho existem 10 espaços para os instrumentos e um espaço especial no centro da roda de samba onde ficará o nosso convidado especial.
O jogo tem 4 naipes de instrumentos representados em cartas, temos os instrumentos de corda, percussão de mão, percussão com baqueta e os instrumentos criativos (como a tradicional caixinha de fósforo).
No seu turno você escolhe um instrumento para baixar em um dos espaços da sua roda de samba. Cada instrumento tem valores de 1 a 4, então se você tiver mais de uma cópia dele na mão pode baixar as diversas cópias de uma vez só.
Mas o que realmente faz o sucesso da sua Roda de Samba é a participação das celebridades, aqui você tem uma mecânica de "match" com os instrumentos, ao terminar de baixar suas cartas você pode tentar chamar um dos 4 sambistas que estão disponíveis, é só ter os instrumentos corretos.
Uma vez que eles vão pra sua roda eles além de te trazerem pontos ainda vem com poderes únicos que vão te ajudar a chamar outros sambistas para o seu samba.
Como eu disse os instrumentos tem naipes e valores, aqui a gente precisa ficar ligado pois para a harmonia ser perfeita o instrumento tem que estar lado a lado com outros de valor ou naipe igual para não atravessar.
Quando um dos jogadores completar os 10 espaços de instrumentos da sua
roda de samba o gatilho para o final da partida é acionado, contamos os
pontos de todos os sambistas e também se o samba atravessou ou não e quem tiver o maior valor é o vencedor.
Roda de Samba é um projeto muito legal do Valter Bispo, muito gostosinho de jogar e que vai entrar em financiamento coletivo — saiba mais nesse link — em breve de uma forma muito bacana, por ser um projeto que tem um mote cultural/educativo ele vem numa campanha de doação de cópias, onde você vai pagar para que as cópias cheguem a escolas e centros culturais, mas também tendo a possibilidade de ter uma cópia para você.
Por aqui estamos na torcida para que o projeto seja um sucesso e que possa chegar a muitas mesas!
Um comentário:
Não vejo a hora do jogo ser produzido e chegar às escolas!
Postar um comentário