Em Êxodo o seu planeta natal está prestes a queimar devido a explosão do sol, mas cientistas já conseguiram achar um novo lar para seu povo e uma corrida entre as nações está começando para saber que chega ao novo planeta primeiro.
No centro da mesa temos um grande mapa com o planeta a ser evacuado e o novo planeta que vai receber a nossa civilização além de ficar com o mercado de naves, novos estádios e as cartas de infraestrutura, cada jogador recebe um tabuleiro individual com uma grade de tecnologias, um estádio inicial e as cartas que servem como marcadores das ações.
Cada partida dura no máximo 4 rodadas (sem ser na regra de corrida) e cada uma das rodadas é dividida em 7 fases onde teremos a receita, as ações, o transporte, a mudança na ordem do turno, avanços na trilha de progresso, bônus de fim de ano (rodada) e manutenção da rodada.
A receita do jogo vem através dos prédios no Velho Mundo que rendem recursos para lá e você vai precisar construir novos prédios no Novo Mundo para ter recursos por lá, isso é muito importante pois você pra conseguir as construções no Novo Mundo precisa que os recursos estejam por lá.
As ações em Êxodo são feitas através de cartas que são colocadas nos campos do tabuleiro pessoal e também são marcadas na trilha de ações, pois quanto mais ações você fizer, mais energia você gasta, então esse é um daqueles jogos de "cobertor curto" onde pensar bem a sua rodada é primordial.
Nas ações nós vamos basicamente conseguir recursos, construir as infraestruturas (que vão para a mão e depois vão te dar bônus) e fábricas, pesquisar tecnologias, povoar o novo mundo, construir naves e estádios.
Depois que todos os jogadores passarem vem a fase de transporte onde levaremos as fábricas, população e recursos do Velho Mundo para o Novo e essa é uma tarefa importantíssima pois tudo que ficar no Velho Mundo contará como pontuação negativa para você ao final do jogo.
Outro aspecto importante do jogo é na trilha de progresso, lá os jogadores precisam ir avançando conforme usam ações para que consigam desbloquear novas áreas de construção no Novo Mundo, então tudo é muito interligado no jogo você precisa ficar atento o tempo todo.
No final do 4 ano (rodada) o jogo termina e pontuações são dadas pela felicidade do seu povo (que você ganha pelos estádios construídos), muitos pontos são tirados pelas estruturas deixadas no Velho Mundo e quem tiver a maior pontuação ao final da partida é o vencedor.
Êxodo é mais um excelente jogo do grande Vladmír Suchý, autor de quem eu sou fã, que mais uma vez traz um jogo muito coeso com sacadas muito boas de regras e que com certeza vai agradar aos fãs de euros inteligentes (e apertados).
Nenhum comentário:
Postar um comentário