sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Charterstone - SEM SPOILERS


Desde que joguei pela primeira vez um jogo Legacy (no caso o RISK Legacy) eu fiquei fascinado pelas possibilidades que esse tipo de jogo traz, e quando o Stegmaeir anunciou o seu Charterstone eu fiquei super ansioso em como um dos autores do momento conseguiria se virar com esse tipo de jogo.

Ao abrir a caixa do jogo você se depara com um visual clean, tudo branquinho com cores suaves, e pra quem curte um design bacana, ele já te compra só nesse primeiro contato.

Para a partida número 1, abrimos a caixa de cartas, e vamos tirando as que nos são solicitadas e lendo como um passo-a-passo.

 Minha guerreirinha começando uma nova vila!!

Esse primeiro momento é bem burocrático, mas conforme o jogo vai avançando percebe-se que a forma como o Jamey apresenta o jogo funciona muito bem, e apesar do manual em certos momentos soar dúbio, na maioria dos casos resolvemos rápido as dúvidas apresentadas.

Vou tentar dar uma pincelada nas regras sem entregar muito, mas basicamente temos o reino de Greengully onde o Rei emite um comunicado para que os cidadãos comecem a colonizar novas áreas do reino para a sua sempre crescente população.

Cada um dos jogadores tem uma área em volta da vila que atende a demanda de todos, e nessa área vamos colocando novos prédios, que trarão novas ações e outras coisas que vão aparecendo durante as partidas.

 No começo, muito descampado e poucos prédios.

Os turnos funcionam da seguinte forma, cada jogador tem (inicialmente) dois trabalhadores, você pode colocá-los em prédios do tabuleiro, ou usar a ação para recolher todos eles de uma vez para posteriormente ter mais ações.

Ao colocar um trabalhador num prédio ocupado, você devolve o meeple que estava lá para o seu dono, o que facilita a vida do seu amiguinho, então fique de olho na hora de fazer as ações.

Os prédios geralmente dão os recursos do jogo (que são seis), ou então temos prédios que darão pontos, colocam outros prédios em jogo, aumentam sua reputação ou a ação mais legal, abrem caixas.

 Conforme você ajuda Greengully, sua reputação aumenta.

As cartas de prédio em Charterstone vem com um adesivo, que na hora que você o constrói ainda ficam com você para que posteriormente você possa abrir as caixas referentes àquela carta e é nessa ação que novas cartas, regras e outras coisas entram em jogo.

O que dispara o final das partidas é a trilha de progresso, que vai andando conforme são realizadas determinadas ações em três prédios ou à partir do momento que o jogador fica sem marcadores de reputação, onde a trilha avança sempre ao início da rodada desse jogador.

Ao final da partida temos as pontuações referente a carta que fica à mostra no tabuleiro (não vou me estender aqui para não estragar surpresas) e deixamos as coisas preparadas para a próxima partida.

A vila central ajuda muito conforme o jogo avança.

O jogo é muito bacana, jogamos duas partidas seguidas, já tivemos várias novidades bacanas, já tivemos reviravoltas interessantes de pontuação, e acho que se o povo não fosse trabalhar no dia seguinte, jogaríamos mais partidas.

A começar pela produção do jogo, Charterstone mostra que pode ser um daqueles Legacy para ficar com vontade de jogar todo dia para ver o que cada nova partida pode trazer de novo, e com o Recharge Pack a gente vai com certeza querer jogar outra campanha quando terminar essa!

Nenhum comentário: