quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Gloomhaven


Novo queridinho da galera, Gloomhaven é um dungeon-crawler de campanha onde somos um grupo de aventureiros correndo o mundo cada um atrás de um objetivo pessoal que sozinhos seria impossível de se conseguir.

Logo de cara, temos uma caixa que deixa o Twilight Imperium parecendo filler, e dentro dela milhares de elementos para serem usados nos cenários.

Cada um dos jogadores escolhe seu herói, pega todas as peças referentes a ele e se prepara para chegar em Gloomhaven, a cidade de onde partimos para nossa aventura e serve como "check-point".

Personagem escolhido, material recebido, vamos começar.

Falando um pouco das regras, o jogo nos apresenta algumas soluções bem bacanas, cada jogador tem um deck de ações e uma quantidade de cartas pré-definida para usar durante o cenário.

Essas cartas são divididas em dois, as ações de cima e as de baixo, na início da sua rodada o jogador vai precisar escolher duas dentre as cartas do seu deck para usar, ao escolher você deve ter em mente que, se usar a ação de cima de uma das cartas, na outras carta ele OBRIGATORIAMENTE precisa usar a ação de baixo.

Esse deck também serve como um contador dentro do jogo, pois ao final da rodada, as cartas vão para um descarte (podendo voltar pelas ações de descansar) ou vão para o lixo (só voltando no próximo cenário).

A luta do 3d contra os inimigos 2d.

E se um jogador no início da sua rodada não tiver pelo menos duas cartas para escolher, você é considerado exaurido e está fora do resto da partida.

Então o jogo tem todo um gerenciamento do mão muito inteligente, e que vai deixando um cobertor cada vez mais curto conforme os turnos vão passando.

Outro aspecto que eu gostei muito no Gloomhaven foi a tomada de iniciativa, que baseada nas cartas que você joga e as que são sorteadas para os inimigos dentro da área em que os heróis estão, definem a ordem do turno.

Por problemas de gerenciamento, dois heróis ficaram exaustos.

O jogo ainda tem uns encontros, que são cartinhas puxadas quando você precisa se deslocar entre pontos do mapa, e que trazem historinhas bem legais que podem aumentar a reputação do grupo, dar itens e grana, ou causar algum conflito.

Já no primeiro cenário, até percebermos como o funcionamento do gerenciamento de mão é fundamental, apanhamos um bocado, o que fez com que tivéssemos metade do nosso grupo exausto mais para o fim da aventura, mas ainda assim conseguimos passar para o próximo cenário, ainda conseguimos desbloquear uma "side mission" no processo e estamos empolgados para continuar a campanha.

Gloomhaven é um jogaço, com mecânicas interessantes, visualmente lindo e com uma caixa que chega a assustar pelo tamanho, acho que o primeiro lugar no BGG é exagerado, mas com certeza ele é um dos melhores dungeon-crawlers que eu já joguei.

Quando o bicho pega, pega MESMO.

Nenhum comentário: