quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Altiplano


Ambientado nos planaltos sul-americanos, ali na divisa entre Peru e Bolívia, em Altiplano os jogadores precisam de recursos para prosperar, mas com uma produção que tende a se esgotar rápido, é bom você traçar a melhor forma de otimizar o seu trabalho para se aproveitar desses recursos melhor do que seus vizinhos.

O "tabuleiro" em Altiplano lembra muito a formação do Luna, nós temos sete espaços distintos de produção, cada jogador começa com um tabuleiro individual, um depósito e um caixote, além de uma quantidade de recursos iniciais que vão para o seu saquinho serão sorteados rodada à rodada.

O jogo não tem uma quantidade de rodadas definida, ele vai se desenvolver até que a trilha de extensões não possa ser renovada ou até que um dos espaços de produção esteja vazio, e cada rodada tem 4 fases distintas.

As ações só podem ser realizadas, onde o seu meeple está.

Na primeira fase compramos os recursos no nosso saquinho, que funciona como um "deck-building" mas com tokens. Então nessa fase compramos uma quantidade definida pela nossa posição na trilha do milho e deixamos separadas.

A segunda fase é justamente a de planejamento, onde alocamos os recursos sorteados nos espaços do nosso board pessoal, cada espaço vai dar acesso a ações nos espaços do "tabuleiro" central.

Essa alocação pode ser para resolução na mesma rodada, ou você pode deixar a ação meio preparada para rodadas futuras, e uma vez que todos os jogadores terminem de alocar seus recursos começa a terceira fase, a fase de ações.

Nessa fase, ao contrário das outras duas que são simultâneas, à partir do jogador inicial cada um vai realizar uma ação de cada vez no seu tabuleiro, passar para o outro jogador, e assim rodando até que todos tenham terminado suas ações ou passem.

 Você precisa preparar a ação para poder realizá-la.

As ações dos jogadores tem um limitador muito importante e que precisa ser bem observado, que é o seu peão que fica rodando pelos locais de recurso.

Cada jogador começa com uma carroça que lhe dá direito a movimentar esse peão uma vez para outras localidades, mas com o decorrer do jogo é de suma importância que você consiga aumentar a sua movimentação, pois você só pode realizar ações nos locais onde seu peão está, mesmo que você tenha colocar tokens no seu tabuleiro.

Temos uma série de ações que podem ser realizadas, mas basicamente vamos conseguir mais tokens, que vão para a nossa caixinha e posteriormente para o saquinho de sorteio e as ações que vão lhe garantir pontos ao final do jogo.

Altiplano tem o marcador de primeiro jogador
mais simpático do mercado.

Você também pode conseguir novas carroças para melhorar sua movimentação, conseguir extensões do seu tabuleiro pessoal, que vão te dar ações exclusivas e geralmente mais fortes que as normais, negociar seus produtos para conseguir recursos mais valiosos, enfim, muita coisa a ser analisada e pensada durante a partida.

A última fase é praticamente uma fase de manutenção, onde o jogador inicial é passado adiante, a trilha de extensões é renovada assim como a carroça dos jogadores e uma nova rodada começa até que uma das condições de final de jogo seja alcançada e o jogo parta para a pontuação final que é feita com a ajuda de um bloquinho pois tem muita coisinha que dá ponto e no final o jogador com mais pontos é o vencedor.

Altiplano lembra muito o Orléans (ambos lançados no Brasil pela Meeple BR), mas com algumas melhorias de mecânica como o descarte de recursos para posterior preenchimento do saquinho e a dinâmica da escolha das ações, sendo um euro muito bacana e gostoso de ser jogado, te deixando com aquele gostinho de "nova partida" depois de terminar.

 Você vai se desfazendo de recursos importantes, para que
eles se tornem pontos no seu depósito.

https://www.clubebg.com.br/

Nenhum comentário: