sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Medici


Lançado em 1995 e chegando agora no Brasil numa versão lindona da Papergames, Medici é um jogo de leilão criado pelo mestre no assunto, Reiner Knizia, e faz parte de uma trilogia de jogos com essa mecânica lançados na mesma época (os outros dois são o Arte Moderna e o RA).

Nele cada jogador é uma casa de comércio que precisa ir ao mercado comprar bens para exportá-los pelo Mediterrâneo em seu navio e assim conseguir ser a casa com mais Florins ao final de 3 dias.

Cada jogador começa com um navio com 5 compartimentos e uma quantidade de Florins definida pelo número de jogadores, as rodadas (dias) são super simples de explicar.

 O jogador vai abrindo as cartas do lote a ser leiloado.

O jogador da vez abre de uma a três cartas de produtos, existem 5 tipos de produtos no jogo (tecidos, peles, grãos, especiarias e tinturas) com cartas que variam de 0 a 5, além de apenas uma carta de ouro com valor 10.

Ao definir se o lote terá de uma a três cartas, então o jogador à esquerda do jogador da vez começa a dar um lance por ele, esse jogador precisa pagar o mínimo de um Florin ou passar, o leilão passa por todos os jogadores até chegar ao jogador da vez que é quem dá o último lance ou passa.

Uma vez definido o ganhador do leilão (caso haja) aquele jogador paga a sua quantidade de Florins ofertada e coloca os bens no seu navio ocupando a quantidade de espaços necessários.

 As cartas são colocadas no seu navio para serem pontuadas.

Como cada jogador só tem cinco espaços disponíveis no navio, os leilões depois de algum tempo, precisam ter a quantidade máxima para que todos possam participar, então com o desenvolver do dia, as vezes acontecem leilões de 2 ou 1 carta só.

O dia termina quando todos os jogadores, exceto um, completa seu navio, aquele último jogador então completa seu navio com as cartas do topo do baralho e caso não hajam mais ele viaja com espaço sobrando, e aí acontece a pontuação de final de dia.

A primeira pontuação é referente aos valores de cada navio, somam-se todas as cartas em cada navio e o primeiro colocado ganha uma pontuação e dependendo da quantidade de jogadores, outros jogadores também recebem pontos.

 Cada produto é pontuado também isoladamente.

Depois da pontuação do navio temos a pontuação do mercado, cada produto é pontuado isoladamente, mas dessa vez pela quantidade de cartas, as pontuações são ganhas, caso o jogador atinja os bônus de cada produto também os recebe e um novo dia começa novamente enchendo os navios (que são zerados depois da pontuação) e  ao final de três dias (com três pontuações) o jogador com mais Florins é o vencedor.

Medici é um daqueles jogos clássicos que envelheceram bem ganhando versões novas mais lindonas, ele é basicamente um jogo de leilão e observação, você não pode ser olho grande e tentar pontuar em todos os produtos, mas precisa marcar os outros jogadores também.

É um excelente exemplo de jogo com regras enxutas, decisões inteligentes e que você termina a partida pensando na melhor forma de ganhar da próxima vez que for jogar.

Nenhum comentário: