quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Not Alone


Lançado durante o Diversão Offline pela Mandala Jogos, em Not Alone exploradores vão a um antigo planeta chamado Artemis mas ao chegarem lá as coisas começam a dar errado, uma Criatura começa uma caçada aos exploradores e enquanto um jogador tenta ganhar matando os exploradores, os outros tentam sobreviver.

O setup inicial é formado por 10 cartas que são locais dentro do planeta Artemis, cada jogador dentre os exploradores começa com 5 desses locais e o jogador que será a Criatura tem um baralho especial com cartas de caçada, além de tokens a serem utilizados nos locais do planeta.

O jogo funciona em uma sucessão de rodadas onde temos 4 fases distintas : Exploração, Caçada, Reconhecimento e Final do Turno.

 A Criatura tenta de todas as formas matar
os exploradores.

Na fase de Exploração, os exploradores escolhem uma das cinco cartas da mão e baixam secretamente, quando todos tiverem baixado a Criatura coloca seus tokens nas 10 cartas dispostas na mesa e aí temos a fase de Reconhecimento.

As 10 localidades simulam partes do planeta Artemis e servem para os jogadores conseguirem mandar sinais para o resgate, pegar cartas além das 5 iniciais entre outras coisas.

Nessa fase os Exploradores abrem suas cartas e vemos para onde cada jogador foi, cada uma das 10 localidades tem um poder especial, e o grande lance do jogo aqui para eles é conseguir avançar a trilha de sobrevivência antes que o planeta consuma os jogadores.

As localidades servem para ajudar aos Exploradores.

Para isso os Exploradores precisam fugir dos tokens da Criatura, a sacada é que como inicialmente os caçados só tem 5 localidades, dá pra ter uma noção de para onde eles vão, e é nisso que o jogador que comanda a Criatura se garante para avançar a sua trilha.

Outra sacada legal do jogo é que a carta que os Exploradores usam não voltam para a mão na mudança de rodadas, e para elas voltarem o jogador pode no início da fase de exploração escolher resistir, gastando 1 ou 2 pontos de vida para voltar 2 ou 4 cartas para a mão, ou desistir, nesse caso ele recupera seus marcadores e suas cartas todas, mas a Criatura ganha um avanço na sua trilha.

O jogo ainda tem as cartas de sobrevivência para dar uma ajuda aos Exploradores e as cartinhas de Caça para ajudar a Criatura, e elas te dizem o momento em que podem entrar em jogo.

Caixa pequena para um jogo rapidinho.

Ao final da rodada avançamos na trilha de resgate e o jogo prossegue até que os exploradores sejam resgatados (andando na trilha de resgate) ou a Criatura consiga fazer com que a trilha de assimilação chegue ao seu final.

Not Alone tem uma vibe que me fez lembrar os filmes do Predador, ele é um card-game light que junta de 2 a 7 jogadores e roda em no máxima uma hora e atende bem ao objetivo que é ser um "hide and seek" rapidinho e divertido.

Nenhum comentário: