quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Scarabya


Sucesso durante a GenCON desse e do Diversão Offline com a versão gigante no estande da Galápagos Jogos, o Scarabya é o mais recente jogo da aclamada dupla Bruno Cathala e Ludovic Maublanc (mesma dupla do ótimo Cyclades).

Nesse jogo somos exploradores que cercam áreas em escavações para conseguirem pegar tesouros, no final de 12 rodadas quem tiver mais tesouros é o vencedor.

No setup cada jogador recebe quatro tiles que devem formar a sua área a ser escavada, e 12 tiles bem no estilo "Tétris", e a cada rodada uma carta é aberta e o tile correspondente precisa ser colocado no tabuleiro seguindo umas regrinhas.

 Você puxa a carta e coloca a peça do mesmo formato no tabuleiro.

Se por acaso ao colocar o tile você cerca um espaço de até 4 quadrados, você pontua os escaravelhos que foram cercados dando a cada um o valor da quantidade de quadrados (ex. se seu espaço de três quadrados cercados tinham 2 escaravelhos, cada um valerá 3 pontos).

A paradinha aqui do jogo é que o primeiro tile necessariamente precisa ser colocado em um dos quatro quadrados centrais e os tiles seguintes precisam estar conectados a ele, além disso temos bloqueadores naturais para a colocação dos tiles que tem formatos bem chatinhos de encaixar.

 Conforme vai cercando as áreas, vai pontuando os escaravelhos.

Scarabya é um jogo bem levinho, não leva mais de 40 minutos e vem na onda dos "jogos Tétris", o diferencial aqui é o lance de todo mundo colocar a mesma peça tentando não copiar o desenho do amiguinho para conseguir pontuar melhor que ele.

Eu curti, dá pra jogar com a família na boa e ele encaixa bem na linha de jogos leves da Galápagos Jogos, que está trazendo ele para o Brasil.

Durante o Diversão Offline, uma versão gigante do jogo.

Nenhum comentário: