quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Lancaster


Em 1413 o Rei Henrique V, tinha a ambição de unificar toda Inglaterra e ainda por cima conquistar a França, e para isso precisa da ajuda de famílias ambiciosas que topem ajudá-lo nos seus planos, e é com essa premissa que a Queen Games lançou em 2011 o seu Lancaster.

O jogo se passa em cinco rodadas, e em cada uma delas temos três fases distintas, a de colocação de cavaleiros, a fase do Parlamento e finalmente os jogadores recebem suas recompensas.

Inicialmente os jogadores tem cavaleiros apenas de nível 1, que podem ir melhorando até o nível 4, na sua vez o jogador escolhe um dos seus cavaleiros e coloca em um dos espaços disponíveis dentro do condado, para o seu castelo ou manda para as batalhas contra a França.

 Colocando seus caveleiros no condado, você recebe
diversas recompensas, dentre elas os valiosos nobres.

Os espaços do castelo servem para ganhar alguns benefícios como dinheiro e escudeiros, nas batalhas contra a França os jogadores enviam seus cavaleiros para a batalha, cada conflito tem uma força que precisa ser superada com o esforço conjunto dos jogadores, que vão receber recompensas caso a vitória seja alcançada.

Já nos espaços no condado tem uma força mínima dos cavaleiros para que você possa alocar sua peça, mas essa força pode ser aumentada com o reforço de escudeiros que junto ao nível do cavaleiro determinam a sua força naquele espaço.

 No Parlamento, novas leis são votadas.

O lance é que os outros jogadores podem tentar contestar aquele espaço previamente ocupado, colocando uma força maior e essa dança das cadeiras vai rolando até que todas peças dos jogadores sejam alocadas na fase de colocação dos cavaleiros.

Depois disso vem a fase do Parlamento, lá vão acontecer três votações, os jogadores gastam cubos de votos secretamente e a plaquinha de aprovação ou reprovação para a votação, caso a nova lei seja aprovada entra no espaço mais a direita do parlamento empurrando a lei mais antiga para fora, caso seja reprovada ela sai da pauta.

Esse procedimento é feito três vezes e ao final as leis que ficaram no Parlamento são executadas, dando os referidos benefícios a quem for de direito.

Depois, finalmente a fase de recompensas, onde cada jogador que ganhou um dos espaços do condado pode escolher entre receber um nobre para o seu castelo (eles ajudam nas votações posteriores e dão pontos no final) ou benefício do espaço, mas também pode receber os dois pagando moedas ao banco.

 Você precisa cuidar bem dos seus recursos e ampliar
seu castelo, para ficar bem no jogo.

O jogo continua por cinco rodadas, e ao final dela contam-se pontos pela força dos cavaleiros, nobres e extensões no castelo, e que tiver a maior pontuação é a família mais poderosa de Lancaster.

Pouco conhecido, Lancaster é um excelente jogo que mistura alocação de trabalhadores, política e gerenciamento de recursos (aqui basicamente votos, moedas e escudeiros que são muito importantes no decorrer do jogo) e com a chegada dos jogos da Queen Games no Brasil, quem sabe ele não chegue pra fazer a alegria dos eurogamers?

Fique sempre de olho nos conflitos pela
Coroa da França, isso vai te garantir uns pontinhos.

https://www.clubebg.com.br/

Nenhum comentário: