sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Ludoteca Básica : Bang!


Lançado em 2002, em Bang! os jogadores representam a lei e a ordem no velho-oeste, tentando eliminar os mau feitores da cidade, mas para o Xerife isso acaba sendo um trabalho um tanto ingrato uma vez que ele não sabe realmente quem é quem, e acaba voando tiro para todos os lados.

Na versão de cartas do jogo, dependendo do número de jogadores são sorteados além do Xerife, um número de Vices, Fora da Lei e um Renegado, além disso cada jogador recebe uma carta com um personagem que tem poderes diferentes durante a partida.

A começar pelo Xerife as rodadas no Bang! são super simples, você compra duas cartas e sai baixando o que conseguir para tentar ferir os outros jogadores e tentando se proteger da saraivada de tiros que são típicos do jogo.

 Com a mão de cartas você tenta se proteger e acertar
os inimigos... Mas quem é o inimigo??

O lance aqui é que à princípio você só consegue acertar o amiguinho da direita e o da esquerda, para alcançar os outros jogadores na mesa, você precisa de cartas que vão melhorando sua mira e seu alcance.

Você pode usar quantas cartas quiser, mas a carta Bang!, só pode ser usada uma vez por turno, mas isso não quer dizer que você fique limitado a ela na hora de ferir aos outros jogadores, cartas como Índios ou a Metralhadora ajudam a eliminá-los.

Ao terminar seu turno, caso o jogador tenha mais cartas que o seu número de vida, ele as descarta, caso contrário o jogo segue.

A parada do jogo é, o Xerife e os Vices, vencem se eliminarem todos os outros, os Fora da Lei vencem se o Xerife for morto e o Renegado vence se o Xerife for morto e ele for o único vivo na mesa.

 Você sempre pega o seu papel e um personagem
para sua partida.

O grande barato do Bang! é tentar esconder qual o seu papel para tentar tirar proveito disso e se você é o Xerife, bem, pra você o lance é ver o circo pegar fogo, mas cuidado, se o Xerife mata um Vice sem querer, ele perde todas as cartas da mão e vira um alvo fácil.

A versão de cartas recebeu algumas expansões bastante legais lá fora, como a Fistfull of Cards e a High Noon, mas aqui no Brasil ficamos apenas com o jogo base trazido pela Grow em 2014.

Em 2013 saiu lá fora a versão com dados, o Bang! Dice Game, que tem basicamente a mesma ideia do jogo de cartas, mas usando dados para acertar os outros jogadores.

 A expansão High Noon é muito legal e adiciona umas
cartas especiais que mudam toda rodada.

O barato do jogo de dados é que ele é mais dinâmico, nele você rola cinco dados podendo rolar eles novamente até duas vezes para no fim ter as faces que estão valendo.

Você tem a face do Bang! com um ou dois de distância, a face da cerveja para receber pontos de vida, a da metralhadora, que caso você consiga juntar três ou mais na rolagem, acerta todo mundo, mas as mais legais são as dos índios e da dinamite.

Com os índios você vai acumulando flechas, quando um jogador precisar pegar flechas do estoque e este estiver vazio, os índios atacam e todos perdem pontos de vida igual a quantidade de flechas na sua frente e com a dinamite você não pode re-rolar, e caso apareça a terceira na sua rolagem, você perde um ponto de vida.

A versão mantém o mesmo espírito do jogo original,
mas torna a experiência mais divertida e dinâmica.

O Bang! Dice Game está prometida para sair no Brasil pela Galápagos Jogos, mas ainda sem uma data para o lançamento.

Bang! é um jogo rápido, divertido, cheio de pernada no amiguinhos e foi durante anos no meu grupo o jogo para encerrar a noitada com todo mundo rindo e se sacaneando, se você ainda não tem, vale a pena correr atrás de uma cópia do jogo de cartas ou aguardar a versão de dados.

Nenhum comentário: