quarta-feira, 13 de março de 2019

Francis Drake


Em Francis Drake, os jogadores são aspirantes a Capitães que inspirados no navegador que dá nome ao jogo saem em viagens para territórios espanhóis em busca de riquezas e comércio com novos povos, vocês podem conhecer mais da história lendo a excelente matéria no Jogada Histórica, aqui vamos falar um pouco sobre as mecânicas e desenvolvimento do jogo.

A partida de Francis Drake dura três viagens, e em cada uma dessas viagens temos duas fases distintas, na primeira fase vamos ao Porto de Plymouth para recolhermos provisões para nossa viagem, na segunda fase zarpam os navios para conquistas e comércio.

O Porto de Plymouth é composto por 18 espaços, cada jogador tem 10 marcadores e no seu turno vai a um dos espaços do porto para pegar os bens que lá forem disponibilizados, mas cada espaço tem um número limitado de marcadores que podem ser atendidos.

 No Porto de Plymouth os jogadores buscam recursos
para as suas viagens.

Outra coisa legal nesse caminho é que ele é uma via de mão única, então uma vez que você foi a um espaço e pegou seu suprimento, no seu turno posterior as suas opções são avançar pelo caminho ou passar e assim garantir que seu navio saia na frente na fase de navegação.

Os espaços dão aos jogadores os recursos importantes para a viagem, esses são tripulação e canhões, importantes para o confronto contra tropas e fragatas espanhóis, mercadorias para serem trocadas nos portos de comércio e suprimentos, sem eles a viagem dos jogadores fica restrita, quanto mais barris você conseguir coletar, mais longe consegue ir.

Além disso, temos espaços especiais, onde os jogadores irão pedir favores ao próprio Francis Drake que te rende tripulação e canhões, ao Governador, importante para escolher a colocação das tropas espanhóis no mapa, ao Almirante, que faz a mesma colocação das fragatas, ao Informante que permite ao jogador ajustar a sua posição nas disputas, à Rainha que dá um upgrade na sua fragata transformando-a em um galeão e o Golden Hind, o navio que circundou o globo e te dá mais um marcador na fase de navegação.

 No espaço pessoal de cada Capitão, seu tesouro e seus
marcadores para a viagem.

Na fase de navegação, cada jogador vai colocar seus marcadores nos diversos espaços do mapa, esses marcadores tem valores de 1 a 4 e são colocados virados de forma que ninguém veja seus valores até que todos tenham sido colocados e então abertos para serem resolvidos.


No mapa temos quatro espaços distintos, e em todos eles, apenas dois jogadores conseguirão usar seus marcadores neles, para isso é importante a numeração, pois serão resolvidos os marcadores 1, depois os 2 e por aí vai, e os desempates são realizados pela ordem de navegação.

Temos o espaço de comércio que é simples, você troca um dos seus cubos de mercadoria por um dos produtos disponíveis para no final do jogo receber pontos pelo set-collection deles, os espaços de Cidade, Galeões e Fortes a coisa complica um pouco mais, pois existe uma batalha a ser resolvida.

 A viagem pode ser tranquila, apenas negociando com
postos de comércio.

Dependendo do espaço a ser atacado os jogadores usam tripulação, canhões ou uma combinação dos dois, isso vai garantir ao jogador pontos de vitória imediatos, para cada conquista diferente, ao final da viagem mais pontinhos e sempre os primeiros que conseguem às conquistas recebem ainda ouro, prata ou joias que são colocadas no seu tesouro pessoal.

No final da terceira viagem os jogadores contam as riquezas do seu tesouro com o set-collection de mercadorias e aquele que junto com o somatório durante o jogo conseguir a maior pontuação é o vencedor.

Francis Drake é um excelente jogo de preparação, saber onde investir seus marcadores, ficar de olho no que o outro possa estar querendo para não ir atrás de espaços muito disputados e que a Meeple BR trouxe para o Brasil.

 Ou enfrentando galeões e tropas espanholas.

https://www.nerdoffline.com.br/

Nenhum comentário: