Keyforge é um jogo criado pelo renomado Richard Garfield, onde dois jogadores batalham com seus baralhos com o objetivo de ser o primeiro a forjar três chaves, o primeiro que alcançar esse objetivo é o vencedor, o jogo não teria nada demais não fosse o detalhe de que cada jogador tem um deck único!
Existem na história do jogo sete casas, cada baralho é formado por 3 dessas casas com exatas 36 cartas (12 de cada) e esses baralhos são gerados de forma em que não existam duas combinações iguais de cartas, tanto que o site onde você pode cadastrar seus baralhos já contam com mais de 675 mil decks cadastrados.
Esse é o grande chamariz para essa nova série de jogos da Fantasy Flight Games (e que chega ao Brasil pelas mãos da Galápagos Jogos), mas o jogo é mais do que só colecionar os baralhinhos e tentar extrair o melhor deles, vamos falar agora um pouco do jogo.
O lance é ver sua mão e saber qual a casa escolher para a rodada.
Como já dissemos ele é um jogo para dois jogadores que tem como objetivos forjar três chaves, e para forjá-las você precisa coletar âmbar, a cada seis coletados você forja uma das chaves.
A rodada funciona assim, cada jogador tem nas mãos seis cartas, a primeira coisa do seu turno é ver se você tem âmbar suficiente para forjar uma chave, caso tenha realiza essa ação, do contrário vamos para a fase de escolher uma das suas três casas.
O lance de escolher as casas é muito bacana e original, você ao escolher umas das suas casas para o seu turno só poderá usar cartas daquela casa.
Juntar âmbar para forjar as três chaves.
As casas tem cartas de ações, criaturas, artefatos, upgrades para as criaturas e você pode baixá-las na sua rodada, lembrando sempre de respeitar a escolha da casa.
O âmbar você vai conseguir de diversas formas, mas existe a ação de colheita que te permite exaurir suas criaturas para conseguir esse tão precioso recurso, mas além dessa, existem cartas que te dão âmbar ao serem baixadas, e até efeitos que fazem com que você consigo roubar o âmbar do adversário.
Depois que você tiver feito todas as suas ações, você ainda pode descartar cartas, e então você prepara as criaturas e artefatos exauridos, retorna a sua mão para seis cartas e caso tenha âmbar suficiente para forjar uma chave na próxima rodada, avisa ao adversário dando um "check", o jogo prossegue dessa forma até que o primeiro jogador forje as três chaves e seja o vencedor.
Sua mesa vai enchendo de criaturas e artefatos.
O lance do Keyforge que realmente me chamou a atenção é o fato do jogador precisar se adaptar ao baralho, e não ao contrário como geralmente acontece nos jogos de cartas colecionáveis em geral, onde você vai comprando cartas para deixar seu baralho mais poderoso.
Aqui como realmente cada baralho é diferente você não tem como mexer nele, é isso, ou você se adapta ou parte para outro e troca aquele baralho, e como o jogo chegou no Brasil num preço bem bonzinho (a caixa básica com quatro decks tá na faixa dos R$ 150,00 cada baralho tá saindo a R$ 50,00 em média) dá pra brincar bem.
Vale ressaltar aqui também que apesar da primeira leva de decks e starters terem vindo ainda em inglês a intenção da Galápagos é traduzir os textos e termos baralhos em português.
Cada baralho aberto, uma nova surpresa.
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