quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Campanha Memoir'44 : FEB na Segunda Guerra - Cenário 1


Esse ano celebra-se os 75 anos da entrada da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial, participação essa que ao lado do exército americano foi de fundamental importância dentro do teatro de operação na Itália.

Os fãs de história e jogadores de Memoir'44, Icles Rodrigues e Vinicius Fedel, compilaram 8 cenários reencenando algumas batalhas onde a FEB esteve presente (você pode baixar nesse link) e como forma de tributo, nós do E aí, tem Jogo? e os amigos do Jogada Histórica faremos uma passagem por eles e faremos postagens deles com curiosidades sobre o conflito e claro, sobre o jogo.

Nesse primeiro cenário cobrimos a investida aliada as localidades de Massarosa e Camaiore, terreno montanhoso ao norte de Pisa que fornecia um importante trajeto para suprimentos e armas, devido às suas estradas e ferrovias.

Os exércitos pertencentes ao Eixo eram formados por alemães e pelos italianos fascistas que conheciam bem as melhores posições e faziam disso um trunfo para receberem os exércitos Aliados.

 No mapa, as posições do eixo são melhores, mas
precisam se manter nelas para garantir vantagem.

Nesse cenário as forças representantes do Eixo tem posição melhor por estarem em terreno que cobre a linha de tiro, ou ficam em território elevado que para quem ataca "de baixo" tem penalidade.

Como vantagem os aliados tem três grupos de blindados, que podem se utilizar bem do deslocamento pela estrada, além de serem bastante efetivos nos combates de perto.

 Uma forte ofensiva aliada para tomar a medalha
na estação de trem de Massarosa.

Na nossa partida o Eixo não conseguiu segurar a medalha temporária na estação de trem de Massarosa e ao tentar se deslocar em campo aberto acabou sendo alvo fácil e numa partida rápida de menos de uma hora os aliados tinha vencido por cinco medalhas a uma.

Você vai encontrar uma outra visão sobre os cenários e mais curiosidades nas postagens feitas simultaneamente pelos amigos do Jogada Histórica, confiram nesse link

Apesar de efetivamente entrarmos na guerra em 44, as hostilidade entre alemães e brasileiros começaram anos antes em 42 com uma série de ataques à navios na costa do Brasil sendo torpedeados por submarinos alemães, este foi o estopim que junto ao convencimento dos americanos ao então presidente Getúlio Vargas, que fez que em Agosto de 1942 fosse assinado a declaração de beligerância entre as duas nações.

https://www.gorilla3d.com.br/

Nenhum comentário: