quarta-feira, 25 de setembro de 2019

O Senhor dos Anéis - Jornadas na Terra Média


Nesse jogo somos levados ao maravilhoso universo criado por J.R.R. Tolkien participando de aventuras e trabalhando cooperativamente para interagir com os cenários e assim ter êxito (ou não) nas missões.

Jornadas na Terra Média se assemelha muito em construção de narrativa, ao Mansions of Madness, nós temos um aplicativo que vai guiar os acontecimentos, de início os jogadores escolhem seus personagens, aqui temos alguns clássicos como Legolas, Gimli e Aragorn.

À partir daí o jogo vai começar colocando as peças iniciais de terreno e alguns pontos onde você pode interagir com o mapa, nesse ponto o jogo efetivamente começa.

 O app ajuda a ir criando o mapa durante a aventura.

Durante a construção dos personagens escolhidos, você monta um pequeno deck de cartas, com cartas de perícia, cartas do herói escolhido, cartas da função escolhida e uma carta de vulnerabilidade.

Esse deck é super importante pois praticamente todas as checagens e combates no jogo são baseadas nessas cartinhas, que além de textos com poderes especiais, tem na sua estrutura dois desenhos que veremos muito durante o jogo, um símbolo de sucesso e um de inspiração.

Cada rodada é dividida em três Fases : a Fase de Ação, a Fase da Sombra e a Fase de Reagrupamento.

Na Fase de Ação os jogadores tem direito a fazer duas ações dentre três possíveis, que são as ações de viajar (andar pelo mapa), atacar (que é a ação de bater nos inimigos) e a ação de interagir (que é o momento em que usamos o app para descobrir o que está acontecendo no jogo).

 Na ficha temos os atributos de cada herói, e o deck que
serve para resolver os testes e batalhas.

A parte de interação é bem similar mesmo ao Mansions of Madness, você clica no símbolo ainda não explorado no mapa, e o app vai te dizer o que acontecerá à partir daí.

Pode ser que ele peça para colocar novos tiles de terreno, pode ser que ele te dê alguma pista dentro do cenário que você está jogando, pode ser que te peça para realizar algum teste de aptidão, enfim, é o momento onde o app se torna indispensável para o jogo.

Agora o que eu gostei mesmo foi a utilização do baralho para a resolução de tudo dentro do jogo, ao pedir algum teste ou durante o combate, você vai abrir a quantidade de cartas referente ao seu nível de um dos seus atributos e você tem um sucesso para cada símbolo que sair e pode converter símbolos de inspiração em sucesso gastando tokens que você ganha durante a aventura.

 Durante a aventura, inimigos vão aparecendo fazendo o nível
de ameaça ir crescendo e dificultando o cenário.

Uma vez que a Fase de Ação acaba, vem a Fase da Sombra, onde as criaturas do jogo agem, caso haja alguma no tabuleiro, ou o nível de ameaça aumenta baseado em fichas não exploradas, criaturas no mapa, entre outras coisas.

Por último temos a Fase de Reagrupamento, onde embaralhamos o decks dos personagens e fazer uma ação muito interessante chamada Examinar, onde abrimos duas cartas do deck e decidimos se deixamos uma delas preparada, isto é, aquela carta fica aberta e poderemos usar o poder especial dela na próxima rodada.

O jogo segue até que consigamos cumprir o objetivo dado pelo cenário ou até que a barra de ameaça seja totalmente preenchida e aquela etapa da campanha acaba, o jogo é salvo e você pode partir para a próxima aventura.

 As fichas de interação vão surgindo junto com os tiles
de terreno e servem para várias coisas dentro do jogo.

Jornadas na Terra Média é um jogo gostoso, os "flavor texts" (alguns apareceram em inglês acho que por bug do app), ajudam a criar um clima e fazem com que o jogo que não traz nada de muito novo em matéria de mecânicas fique interessante e prenda a atenção de todos durante a partida.

Num comparativo sem pensar muito, acho que ele ainda fica abaixo do Mansions of Madness e do Imperial Assault, mas ainda assim, principalmente para quem curte o universo do Senhor dos Anéis, é um jogo que vale ser apreciado, e esperamos que outras expansões físicas e campanhas saiam em DLC, para que o jogo seja curtido por muito tempo.

O app mais uma vez é muito bem feito e ajudam no
clima das partidas.

Nenhum comentário: