quarta-feira, 16 de outubro de 2019

TOP3 : Jogos "Underrated"


Com Essen batendo a porta e mais de 1000 jogos novos sendo lançados na feira, fica realmente difícil que todos os jogos tenham os mesmos holofotes, mas as vezes alguns jogos muito interessantes passam batido e os são ofuscados.

Pouco tempo atrás joguei um que eu adoro, o Tribune, e resolvi subir essa matéria com três jogos que eu considero excelentes, mas que estão em posições abaixo do merecido (na minha opinião) lá no Board Game Geek (para quem não conhece, o maior portal de jogos de tabuleiro do mundo).

Lançado em 2007, Tribune é um worker-placement muito bacana onde precisamos ir aos lugares para conseguir cartas, e com elas irem cumprindo objetivos, o jogo acaba sendo uma corridinha para conseguir cumprir os objetivos antes dos outros jogadores.

Eles tem mecânicas muito interessantes e é um jogo com bastante interação, um pena nunca ter tido relançamento, uma das razões talvez da posição baixa e também por ser praticamente desconhecido entre os (novos) jogadores brasileiros.

Outro exemplo semelhante é o do Asara, lançado em 2010 ele é um jogo de construir prédios, usando de uma forma muito interessante cartas como trabalhadores, com arte e produção primorosas, ele tinha tudo para chamar atenção só por essas razões, mas some-se a isso ele ter sido criado pela dupla Michael "Azul" Kiesling e Wolfgang "Tikal" Kramer era pra ter estourado, mas não foi o que se viu.

O caso da pouca repercussão do Asara talvez tenha sido a pouca divulgação dentro dos Estados Unidos, quando foi lançado a maioria das cópias vinham em alemão e acabou que ele teve um alcance menor do que devia, e um jogo excelente acabou passando desapercebido do grande público.

Mas pra mim o caso mais bizarro é o do Luxor, jogo que foi indicado ao Spiel des Jahres, de um autor consagrado (o grande Rüdiger Dorn) com uma mecânica de gerenciamento de mão super diferente e interessante, e ainda assim o jogo não emplacou.

Lançado no Brasil pela Calamity Game, Luxor é um daqueles jogos que você precisa ter na coleção, por ser enxuto, divertido e diferente, mas mesmo com todos esses atrativos, não chegou a figurar no TOP 1000 do BGG.

Além desses citados, poderia fazer uma lista ainda maior, isso sem contar com os excelentes jogos brasileiros que no BGG acabam não tendo a visibilidade que mereciam, e isso mostra que vale mais à pena jogar e tirar suas próprias conclusões do que acreditar em listas (inclusive esta, hehehe).

Jogaço, merecia um destaque melhor no BGG.
 
https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fwww.bucaneirosjogos.com.br%2Fbuscar%3Fq%3Dteotihuacan%26utm_campaign%3DeaitemjogoTeoti%26utm_source%3Deaitemjogo%26fbclid%3DIwAR3UQWrGiiuohOzmYawjeR6Sk8xXckiYTgsjbo05fZ4m2lPmHGT2WeJ9zkk&h=AT3KeiVfXrSEJzLgt__c4CU1UeR2WWSlHrzmmr11DeXefv97E6_qKDbcv1ryXCzPRDZjJETz2cV-cZQXEhrW6rzixnw0zk3RzThQnT1q9wWGjf1nsKD-NqYo3f34MHYLPTE

Nenhum comentário: