sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Carcassonne : The Castle


Um dos grandes baratos dos clássicos que reinventaram os jogos de tabuleiro é que devido ao enorme sucesso deles, acabaram ganhando diferentes versões, algumas tão boas ou melhores que as originais, pra mim esse é o caso do Carcassonne : The Castle.

Lançado em 2003, ele é uma versão para dois jogadores e foi desenvolvida por um dos maiores nomes em design de jogos de tabuleiro, o grande Reiner Knizia.

Logo de cara vemos que o The Castle é um jogo diferente estruturalmente, durante o setup inicial os jogadores criam um muro que limita a área de colocação dos tiles, serve de trilha de pontuação e também serve para colocarmos tiles que os jogadores vão conseguindo durante a partida.

 Diferente do jogo original, nesse temos o muro
que limita a colocação dos tiles.

A mecânica principal do jogo é muito semelhante ao Carcassonne tradicional; na sua vez o jogador sorteia um tile e precisa colocar adjacente a um tile pré colocado ou adjacente a um dos locais iniciais do muro, uma vez colocado o tile o jogador pode colocar um dos seus seguidores nos espaços de pontuação do jogo.

No The Castle nós temos a casa, a torre e as ruas como lugares de pontuação de jogo, e o jardim onde podemos deixar o nosso seguidor para que fique até o final do jogo para uma pontuação final.

Um dos grandes lances dessa versão é que os tiles são mais "livres" para a colocação, mesmo que tenham o mesmo objetivo de fazer construções maiores para pontuar mais, os limites são mais flexíveis, o que é bom pois temos uma área de jogo mais apertada em virtude do muro.

Outra coisa muito legal do jogo são os guardadores nas casas, pois a cada casa que você completa, depois de computado os pontos você vê se ela é a sua maior casa terminada, se for você deve colocar a peça do guardador, para no final do jogo o dono da maior casa ganhar pontos extras pela maior concentração de espaços vazios no tabuleiro.

 No muro também ficam tiles bônus que ajudam o jogador
que parar no espaço com pontuações e ações extras.

Além disso temos tiles bônus que ficam espalhados pelo muro, onde toda vez que o seu marcador parar em um dos espaços onde eles se encontram, você pega o tile para você, e ele vai te dar algum benefício imediato ou de pontuação ao final do jogo.

Carcassonne : The Castle é mais apertado do que o clássico, você precisa ficar sempre de olho na evolução do seu oponente e sempre tentando chegar nos bônus antes dele, então ele acaba sendo muito mais competitivo e interessante.

Uma pena ele estar fora de catálogo a algum tempo, mas como estão aparecendo novas versões do jogo com novas artes, quem sabe não veremos esse excelente jogo de volta ao mercado?

O espaço mais apertado faz com que o The Castle
seja mais disputado.

https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fwww.bucaneirosjogos.com.br%2Fbuscar%3Fq%3Dteotihuacan%26utm_campaign%3DeaitemjogoTeoti%26utm_source%3Deaitemjogo%26fbclid%3DIwAR3UQWrGiiuohOzmYawjeR6Sk8xXckiYTgsjbo05fZ4m2lPmHGT2WeJ9zkk&h=AT3KeiVfXrSEJzLgt__c4CU1UeR2WWSlHrzmmr11DeXefv97E6_qKDbcv1ryXCzPRDZjJETz2cV-cZQXEhrW6rzixnw0zk3RzThQnT1q9wWGjf1nsKD-NqYo3f34MHYLPTE

Nenhum comentário: