sexta-feira, 24 de abril de 2020

Primeiras Impressões : Valknut


Valknut é o próximo lançamento do designer brasileiro Luis Brueh, autor de jogos bacanas como a série Dwar7s (Inverno e Outono) e o Covil, nesse jogo para dois jogadores, temos facções assimétricas que lutam em um campo de batalha para eliminar os adversários.

No modelo básico de jogo, serão duas facções em luta, inicialmente cada jogador escolhe uma facção, pega suas peças e sua carta de emboscada e coloca na sua frente, usando cartas para formar um tabuleiro modular, uma delas é sorteada e colocada no meio da mesa para ser o primeiro espaço e outras três ficam abertas ao lado do baralho de compras.

Na sua vez o jogador compra uma das cartas expostas e coloca adjacente a alguma já previamente posta na mesa. Essa carta além dos espaços vem também com uma numeração, que será a quantidade de ações de movimento que o jogador da vez terá naquela rodada.

 São várias facções assimétricas, que dão a graça
a um jogo bem estratégico.

Além dessa informação a carta também pode vir com o símbolo do valknut, se por acaso o jogador da vez tiver perdido alguma das suas unidades em algum momento do jogo, pode voltar para o tabuleiro através dessa runa.

O lance do jogo é eliminar o adversário, e você consegue abater uma unidade inimiga flanqueando ela com peças suas, ou com uma peça sua e um espaço intransponível do tabuleiro (montanha, floresta ou rio), quem conseguir eliminar todas as peças do adversário primeiro vence, ou se acabaram as cartas para serem compradas, quem tiver o maior somatório das peças fora do tile inicial é o vencedor.

 Conforme o jogo vai passando, o tabuleiro vai se formando
e você precisa flanquear os inimigos para derrotá-los.

O básico do jogo é isso, mas o legal dele vem da assimetria das facções, são a principio 9 tipos diferentes que podem ser utilizados, então você tem criaturas que podem atravessar os espaços intransponíveis, facção que consegue "flanquear" a distância, facção com uma peça só mas que esmaga o adversário, enfim, o grande barato aqui é esse, ver como uma tipo consegue vantagem em cima do outro durante a partida.

As partidas de Valknut duram no máximo uns 15 minutos, o jogo é super estratégico, você precisa estar sempre ligado onde colocar a sua carta de terreno pra ter o melhor aproveitamento das ações de movimento, sem deixar suas peças expostas para um contra-ataque.

Mais uma vez o Luis Brueh traz um jogo inteligente, fácil de aprender e jogar, com a arte (do próprio Luis) que pra mim é sempre um atrativo à mais nos seus jogos, e com a campanha já financiada lá fora pelo Kickstarter, é esperar para ver qual editora vai trazê-lo para o Brasil, pois chegando por aqui é certo que vale tê-lo na coleção.

As cartas tem os espaços claros por onde andar,
os espaços intransponíveis e a quantidade de ações possíveis.

https://www.bucaneirosjogos.com.br/buscar?q=Teotihuacan%3A+Late+Preclassic+Period&utm_source=eaitemjogo

Nenhum comentário: