segunda-feira, 20 de abril de 2020

TOP3 : Jogos de Pegar e Entregar


Eu tenho uma série de mecânicas preferidas, uma das primeiras que eu conheci lá atrás, com um jogo chamado Hansa, foi a de pegar e entregar coisas (ou "pick up and delivery" para quem prefere).

Nesse tipo de mecânica o lance é levar coisas de um ponto A para um ponto B e assim ganhar pontos ou grana ou reputação, dependendo do que o jogo oferece.

Engraçado que ao preparar o TOP3 descobri que na verdade em cada posição existem 2 jogos extremamente similares e que eu não poderia escolher um entre eles, então como de costume por aqui, vai um TOP3 roubado, mas acho que vocês vão curtir as indicações.

A dupla Brass (Birmingham e Lancashire) não são considerados jogos de pegar e entregar pelo BGG, mas eles tem muito disso no jogo, aqui você precisa criar rotas para entregar ferro, carvão, cerveja pela Inglaterra.

O jogo tem uma pegada econômica muito mais forte, e talvez por isso a parte de pegar e entregar coisas fique relegada a um segundo plano. mas se você já jogou, sabe o quanto é importante esse elemento dentro do jogo e das estratégias de vitória.

XIA : Legends of a Drift System e Merchant of Venus são dois jogos espaciais de pegar e entregar que levam esse conceito à outro nível, aqui além de simplesmente levar coisas do ponto A para o ponto B ainda estamos descobrindo novos planetas, temos que lutar contra piratas espaciais, fazemos upgrades importantes em nossas naves e o feeling em amos é muito imersivo.

Embora tenham sido lançados com quase 30 anos de diferença de um para o outro, são jogos muito similares e que me são muito queridos por trazerem a experiência de um jogo do MSX que eu gosto tanto, o Elite.

 Visitar os planetas em Merchant of Venus, descobrindo
suas raças e o que eles querem é muito legal.

Agora, pra mim nada representa mais o conceito de pegar e entregar do que a dupla Age of Steam e Steam, ambos do mesmo autor da dupla Brass, o grande Martin Wallace, esses dois jogos trazem com brilhantismo todo o processo de construir as vias, prestar atenção na hora de levar os cubos certos, saber o momento de colocar novos cubos nas cidades.

A dupla Steam tem muito o lado econômico pesado também (principalmente no Age), mas ao contrário do Brass, aqui ele serve diretamente ao propósito de melhorar seus trens para as entregas.

Uma pena que aqui no Brasil, tirando o Brass, ainda não tenhamos nenhum dos outros indicados, mas temos no mercado alguns jogos que ficaram de fora por pouco, como o Merchants & Marauders e o Whistle Stop que são jogos bem legais com essa mecânica e que merecem atenção também.

A dupla Steam é daqueles jogos que tudo funciona
e que fazem você ver o quão brilhante são os jogos modernos.

https://www.acessoriosbg.com.br/&utm_source=eaitemjogo

Nenhum comentário: