terça-feira, 19 de maio de 2020

Dissecando o Tribune


Lançado em 2007 pela Fantasy Flight e criado pelo designer alemão Karl-Heinz Schmiel, Tribune é um euro de alocação de trabalhadores onde somos patrícios de renomadas famílias de Roma e trabalhamos para conseguir mais influência.

No jogo base, que comporta de 2 a 5 jogadores, temos um tabuleiro central com sete espaços onde serão colocadas cartas e onde iremos com nossos trabalhadores para consegui-las.

Essas cartas são a alma do jogo, são usadas para influenciar o Senado, a Plebe, os Pretórios entre outros, e são requisitos para vencermos o jogo além de darem vantagens durante a partida.

As cartas são super importante, e para conseguí-las
vocês precisa usar sua família.

O jogo funciona em trêss fases distintas, na primeira os jogadores vão alocar seus trabalhadores nos espaços do tabuleiro, alguns espaços deixam as cartas oferecidas abertas e você só precisa pagar para pegá-las, em outros há uma disputa entre os trabalhadores e também espaços onde a carta será "surpresa".

Além dos espaços para pegar as cartas, os jogadores também podem (e devem) colocar trabalhadores na disputa do controle das sete casas de influência do jogo, nesses espaços existem sempre lugar para dois jogadores.

Uma vez que todos os jogadores não tem mais trabalhadores, vamos resolvendo cada um dos espaços numerados, com os trabalhadores voltando para a mão dos seus donos, com as devidas recompensas de acordo com o que o espaço oferece.

Você precisa ir com os trabalhadores para
tentar influenciar as facções.

Uma vez que isso é resolvido, começa a disputa pela influência, aqui o bicho pega, pois é nesse momento que as cartas são usadas.

Cada espaço tem seu conjunto de cartas numeradas, para conseguir o controle daquele espaço você precisa colocar uma quantidade em valor de cartas, e para pegar o controle posteriormente de um outro jogador você precisa superar esse valor ou superar a quantidade de cartas utilizadas.

Nesses espaços nós conseguimos uma série de benefícios que vão ajudar na resolução dos objetivos do jogo. Conseguimos lauréis, favores dos deuses, legiões e assim que um determinado jogador cumprir uma quantidade de objetivos, o jogo acaba.

A expansão traz um novo tabuleiro, novos desafios e
uma forma de jogar diferente dos outros jogadores.

Em 2008, a editora investiu em uma expansão, que trazia a casa Brutus, onde um sexto jogador fazia seu jogo de forma totalmente diferente dos demais, além de trazer um novo tabuleiro anexo para o jogo base com novos objetivos e uma dinâmica diferente com a inclusão dos escravos, e que deixava o jogo que já era excelente ainda melhor.

Tribune é um jogo de observação, gerenciamento e pernadas muito inteligente e dinâmico, já falei dele aqui no site em alguns momentos, pois é um daqueles jogos que pouca gente conhece mas merece um destaque.

Ele ficou fora de catálogo por anos, sendo totalmente esquecido pela Fantasy Flight, mas agora voltou repaginado, com nova arte, por nova editora numa versão completa.

Esse novo Tribune está em campanha pelo Kickstarter conseguindo ser financiando antes da primeira hora de campanha, e já vem completinho com o jogo base e expansões antigas além de regras revisadas, o preço é um pouco salgado para nós, ainda mais com o frete, mas se você tiver condições, é um excelente jogo.
A nova versão chega pra trazer de volta esse jogaço.

https://www.acessoriosbg.com.br/&utm_source=eaitemjogo

Nenhum comentário: