Lançado originalmente em 1994, em Pega em 6! você precisa ir colocando cartas da sua mão em linhas mas tomando cuidado para não estourar essa linha e pegar as famigeradas "vaquinhas" e acabar com uma pontuação bizarra. Parece simples, mas ele te dá mais pernadas do que você imagina.
O jogo tem um baralho que vai do número 1 ao 104 com quantidade de "vaquinhas" que são os pontos negativos, podem caber até 10 pessoas jogando e inicialmente você separa quatro cartas para serem as linhas do jogo e distribui 10 cartas para cada jogador.
Uma vez que o setup está preparado a rodada funciona da seguinte forma, os jogadores olhas suas cartas e separam uma secretamente para colocar nas linhas, quando todos tiverem separado suas cartas, elas são abertas e colocadas nas linhas.
As linhas crescem numericamente e você
precisa ficar ligado pra não colocar a sexta carta.
precisa ficar ligado pra não colocar a sexta carta.
A regra de colocação é bem simples, elas são avaliadas da menor para a maior, e precisam ser colocadas em ordem crescente junto ao valor mais próximo das cartas previamente colocadas, sendo assim corre o risco de uma das linhas estar com um 29 e ir direto para um 62, dependendo das cartas colocadas pelos jogadores.
Além disso, se o jogador coloca uma carta inferior a qualquer uma previamente jogada, ele é obrigado a comprar uma das linhas, o que pode ser uma jogada estratégica para pegar poucas vaquinhas ou uma tremenda cagada.
O grande lance do Pega em 6! é que, como diz o nome, quando a linha recebe a sexta cartinha, essa carta vira a primeira da fila e o jogador que a colocou na rodada leva as outras cinco para si, e elas vão contar negativamente no final.
As vezes você precisa ficar segurando cartas até o
último momento, para não ficar cheio de "vaquinhas".
último momento, para não ficar cheio de "vaquinhas".
Quando as 10 cartas forem jogadas, os jogadores somam as suas vaquinhas, se por acaso alguém estourou 66 vaquinhas o jogo acaba e quem tiver a menor quantidade de vaquinhas é o vencedor, caso ainda não tenha estourado esse valor, embaralha-se tudo, 10 cartas novas são distribuídas e uma nova rodada se inicia.
Pega em 6! é daqueles jogos pequenos obrigatórios na sua coleção, ele já teve uma versão brasileira que saiu pela Copag, mas essa versão da Paper Games é a que você precisa, pois como eles trouxeram a edição comemorativa de 25 anos, além do jogo básico ela vem com um monte de pequenos extras para dar uma apimentada num jogo que purinho já é excelente.
A versão da Paper Games veio caprichada.
Um comentário:
Adoro o jogo, porem acho o preço um pouco caro para um mero deck de cartas numeradas com uma arte simples
Postar um comentário