Mostrando postagens com marcador tribune. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador tribune. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

"Session Reports" de volta

Como comentei na Retrospectiva de 2024, eu tenho voltado a jogar mais dos jogos que estavam pegando poeira na prateleira e tem sido muito gostoso revisitar grandes clássicos ou simplesmente perceber que alguns envelheceram mal e podemos esquecê-los.

Mas e como eu posso ajudar aos novos jogadores com esses jogos que eu já resenhei? Bem, de tempos em tempos eu vou fazer um Session Reports falando dos clássicos que viram mesa e deixando minha opinião atualizada e também o link caso eu já tenha escrito alguma coisa sobre eles, espero que vocês gostem.

El Grande : Quem é rei, nunca perde a majestade

De dezembro até a jogatina de ontem já viram mesa alguns jogos que estavam meio perdidos nas prateleiras dos amigos, dois jogos do mestre Wolfgang Kramer se destacaram, o El Grande (1995) que esse ano completa 30 anos e pra mim nunca perde a majestade e o Tikal (1999) outra obra-prima no quesito controle de área.

Não posso deixar da falar da partida de Brass (2007) que rolou também, esse é outro dos jogos perfeitos que estão em outro patamar de design e as versões que a Conclave chegou a trazer pra cá são lindas demais e se você tiver oportunidade de pegar qualquer uma das duas, não bobeie.


Endeavor : Um daqueles grandes jogos para mesa cheia.

Um que é uma ótima opção para mais de 4 jogadores sem perder o brilho (e sem ser muito longo) é o Endeavor que originalmente saiu em 2009 mas que recebeu uma versão linda demais em 2018 e que chegou a ser vendida no Brasil (pela Ludofy).

Outros que continuam divertidos mas que não são pra jogar toda hora são o Starfarers of Catan (1999) (ou carinhosamente apelidado de "Punheteiros" de Catan devido a inusitada forma de descobrir a quantidade de movimento da sua nave) e o Tribune (2007).

Não que sejam mal jogos, muito pelo contrário, mas é porquê percebe-se que hoje eles tem elementos que já estão batidos e fazem o jogo acabar demorando demais (ou de menos).


Starfarers : Um Catan diferenciado, ainda divertido (mas um pouco ultrapassado).

Dessa leva de jogos revisitados teve também o "fecha sessão" que é o Fist of Dragonstones (2002),  de 2002 de dois autores que eu gosto que são o Bruno Faidutti e o Michael Schacht e que um cardgame de leilão cheio de cartinhas marotas e que é uma pena nunca ter vindo para o Brasil.

De decepção o Age of Mythology (2003), aqui apelidado de "Egito, Egito" que eu lembrava ser chato, mas cara, ele é muuuuuito mais chato do que eu lembrava na realidade, mas da turma eu acho que não sou unanimidade em não gostar dele e também no reveillon rolou uma partida de Dixit Odissey (2011) em 10 pessoas que deu uma reafirmada o quanto eu não curto muito esse jogo.

É isso, aqui embaixo vou deixar os links de alguma coisa que eu já tenha escrito sobre os jogos citados caso vocês tenham interesse em conhecer mais sobre eles.


Age of Mythology : Não se deixe levar pela carinha bonita, é um jogo que envelheceu mal.

terça-feira, 19 de maio de 2020

Dissecando o Tribune


Lançado em 2007 pela Fantasy Flight e criado pelo designer alemão Karl-Heinz Schmiel, Tribune é um euro de alocação de trabalhadores onde somos patrícios de renomadas famílias de Roma e trabalhamos para conseguir mais influência.

No jogo base, que comporta de 2 a 5 jogadores, temos um tabuleiro central com sete espaços onde serão colocadas cartas e onde iremos com nossos trabalhadores para consegui-las.

Essas cartas são a alma do jogo, são usadas para influenciar o Senado, a Plebe, os Pretórios entre outros, e são requisitos para vencermos o jogo além de darem vantagens durante a partida.

As cartas são super importante, e para conseguí-las
vocês precisa usar sua família.

O jogo funciona em trêss fases distintas, na primeira os jogadores vão alocar seus trabalhadores nos espaços do tabuleiro, alguns espaços deixam as cartas oferecidas abertas e você só precisa pagar para pegá-las, em outros há uma disputa entre os trabalhadores e também espaços onde a carta será "surpresa".

Além dos espaços para pegar as cartas, os jogadores também podem (e devem) colocar trabalhadores na disputa do controle das sete casas de influência do jogo, nesses espaços existem sempre lugar para dois jogadores.

Uma vez que todos os jogadores não tem mais trabalhadores, vamos resolvendo cada um dos espaços numerados, com os trabalhadores voltando para a mão dos seus donos, com as devidas recompensas de acordo com o que o espaço oferece.

Você precisa ir com os trabalhadores para
tentar influenciar as facções.

Uma vez que isso é resolvido, começa a disputa pela influência, aqui o bicho pega, pois é nesse momento que as cartas são usadas.

Cada espaço tem seu conjunto de cartas numeradas, para conseguir o controle daquele espaço você precisa colocar uma quantidade em valor de cartas, e para pegar o controle posteriormente de um outro jogador você precisa superar esse valor ou superar a quantidade de cartas utilizadas.

Nesses espaços nós conseguimos uma série de benefícios que vão ajudar na resolução dos objetivos do jogo. Conseguimos lauréis, favores dos deuses, legiões e assim que um determinado jogador cumprir uma quantidade de objetivos, o jogo acaba.

A expansão traz um novo tabuleiro, novos desafios e
uma forma de jogar diferente dos outros jogadores.

Em 2008, a editora investiu em uma expansão, que trazia a casa Brutus, onde um sexto jogador fazia seu jogo de forma totalmente diferente dos demais, além de trazer um novo tabuleiro anexo para o jogo base com novos objetivos e uma dinâmica diferente com a inclusão dos escravos, e que deixava o jogo que já era excelente ainda melhor.

Tribune é um jogo de observação, gerenciamento e pernadas muito inteligente e dinâmico, já falei dele aqui no site em alguns momentos, pois é um daqueles jogos que pouca gente conhece mas merece um destaque.

Ele ficou fora de catálogo por anos, sendo totalmente esquecido pela Fantasy Flight, mas agora voltou repaginado, com nova arte, por nova editora numa versão completa.

Esse novo Tribune está em campanha pelo Kickstarter conseguindo ser financiando antes da primeira hora de campanha, e já vem completinho com o jogo base e expansões antigas além de regras revisadas, o preço é um pouco salgado para nós, ainda mais com o frete, mas se você tiver condições, é um excelente jogo.
A nova versão chega pra trazer de volta esse jogaço.

https://www.acessoriosbg.com.br/&utm_source=eaitemjogo