segunda-feira, 11 de maio de 2020

Ludoteca Básica : Pega em 6!


Lançado originalmente em 1994, em Pega em 6! você precisa ir colocando cartas da sua mão em linhas mas tomando cuidado para não estourar essa linha e pegar as famigeradas "vaquinhas" e acabar com uma pontuação bizarra. Parece simples, mas ele te dá mais pernadas do que você imagina.

O jogo tem um baralho que vai do número 1 ao 104 com quantidade de "vaquinhas" que são os pontos negativos, podem caber até 10 pessoas jogando e inicialmente você separa quatro cartas para serem as linhas do jogo e distribui 10 cartas para cada jogador.

Uma vez que o setup está preparado a rodada funciona da seguinte forma, os jogadores olhas suas cartas e separam uma secretamente para colocar nas linhas, quando todos tiverem separado suas cartas, elas são abertas e colocadas nas linhas.

 As linhas crescem numericamente e você
precisa ficar ligado pra não colocar a sexta carta.

A regra de colocação é bem simples, elas são avaliadas da menor para a maior, e precisam ser colocadas em ordem crescente junto ao valor mais próximo das cartas previamente colocadas, sendo assim corre o risco de uma das linhas estar com um 29 e ir direto para um 62, dependendo das cartas colocadas pelos jogadores.

Além disso, se o jogador coloca uma carta inferior a qualquer uma previamente jogada, ele é obrigado a comprar uma das linhas, o que pode ser uma jogada estratégica para pegar poucas vaquinhas ou uma tremenda cagada.

O grande lance do Pega em 6! é que, como diz o nome, quando a linha recebe a sexta cartinha, essa carta vira a primeira da fila e o jogador que a colocou na rodada leva as outras cinco para si, e elas vão contar negativamente no final.

 As vezes você precisa ficar segurando cartas até o
último momento, para não ficar cheio de "vaquinhas".

Quando as 10 cartas forem jogadas, os jogadores somam as suas vaquinhas, se por acaso alguém estourou 66 vaquinhas o jogo acaba e quem tiver a menor quantidade de vaquinhas é o vencedor, caso ainda não tenha estourado esse valor, embaralha-se tudo, 10 cartas novas são distribuídas e uma nova rodada se inicia.

Pega em 6! é daqueles jogos pequenos obrigatórios na sua coleção, ele já teve uma versão brasileira que saiu pela Copag, mas essa versão da Paper Games é a que você precisa, pois como eles trouxeram a edição comemorativa de 25 anos, além do jogo básico ela vem com um monte de pequenos extras para dar uma apimentada num jogo que purinho já é excelente.

A versão da Paper Games veio caprichada.
https://www.acessoriosbg.com.br/&utm_source=eaitemjogo

Um comentário:

ruan disse...

Adoro o jogo, porem acho o preço um pouco caro para um mero deck de cartas numeradas com uma arte simples