sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Ratzzia


O inverno está chegando e os grupos de camundongos vão à procura de alimentos para não passarem necessidade durante esse período, mas você precisa sempre ficar ligado, pois as suas conquistas desprotegidas são um alvo delicioso para os outros ratinhos.

Em Ratzzia, recém lançado pela Devir Brasil, os jogadores são grupos de camundongos (representados por dados) que vão aos diversos cantos da cozinha para tentar conseguir salsichas (1 ponto), queijo (10 pontos) e biscoitos (5 pontos).

Você vai começar com 7 dadinhos, que serão os seus camundongos, na sua vez você rola todos eles, se quiser pode rolar eles mais uma vez, e então vai escolher ao menos um para ir ao tabuleiro principal do jogo.

Os ratinhos vão à cozinho atrás de
provisões para o inverno.


Nesse tabuleiro existem espaços para a alocação dos seus dadinhos que são colunas onde você vai conseguir o alimento, seja roubando da cozinha, seja roubando dos amiguinhos e ainda tem o delicioso dado do caramelo (que é um dadinho coringa extra).

O lance do jogo é que sua comida conquistada fica desprotegida, então tem uma coluna super importante que é onde os jogadores vão para conseguir guardar a comida de forma que nenhum outro engraçadinho possa vir pegá-la de você.

A sacadinha do jogo é que as colunas são preenchidas de baixo pra cima, e só serão validadas quando completas, até lá seu dadinho fica preso e você terá menos opções de escolha o que talvez faça você precisar apelar para a opção de jogada que é retirar todos os seus dados de uma coluna.

Uma vez que uma coluna é completada
os ratinhos que estão lá ganham seus bônus.


Existem ainda um espaço que eu particularmente não vi vantagem, que é o espaço do gato. Lá você vai manter seu dado preso e quando ele "acorda" o gato do jogo, que é prender dados dos outros jogadores durante a rolada, mas o grande problema é que ele também prende os seus, na minha partida nem usamos esse espaço (e sinceramente não vejo o porquê dele existir).

Os jogadores vão se revezando nessas colocação de dados, até que o primeiro termine o seu turno com 25 pontos em comida salvos, então a partida termina.

Ratzzia é um jogo muito simpático e gostosinho de jogar, bem dinâmico e que serve para a família toda.

O primeiro grupo de ratinhos que salvar
25 pontos em comida, é o vencedor.

Nenhum comentário: