quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Tabuleiro Virtual : Le Havre - The Inland Port


Entrou recentemente em promoção na Steam o jogo Le Havre - The Inland Port, que é a versão para duas pessoas de um dos grandes sucessos do meu autor preferido, o Uwe Rosenberg.

Nesse jogo vamos, durante doze rodadas, construir prédios que serão usados pelos jogadores para produzir bens, vendê-los e assim ganhar dinheiro para ao final do jogo quem tiver mais grana ser o vencedor.

A versão física dele utiliza um rondel, que a cada rodada avança fazendo com que os prédios produzam mais, uma vez que você ou o seu oponente utilizam o prédio, ele volta lá para o início do rondel no 0, já essa versão digital, não temos o rondel, mas ele emula bem essa passagem do tempo com uma trilha onde os prédios vão avançando.

 Eu achei o tutorial confuso, apesar de graficamente ser
bem completo.

Você precisa ficar muito ligado nesse avanço, pois se o prédio chegar no último espaço e você não puder usá-lo, você é obrigado a vendê-lo pela metade do preço de compra, o que é ruim, embora às vezes você tenha a necessidade caso fique apertado de dinheiro.

O lance do jogo é você tentar criar a sua "engine" de recursos/pontos usando seus prédios, pois sempre que você precisa usar um prédio do oponente, deve pagar uma moeda à ele, então a sacada é pegar sempre o que for útil para você antes do coleguinha e sempre que possível ainda pegar prédios que te rendam um troquinho ao serem usados por ele.

Outra grande sacada do jogo é o seu mercado, os prédios não dizem se você vai ganhar um ou dois recursos, e sim a quantidade de avanços para os lados e diagonais, então a posição que você está com determinado produto nessa tabela, faz com que você ganhe mais ou não consiga avançar todo o necessário.

 
O grande lance do jogo é o foco nos prédios, 
a cada avanço eles produzem mais.

Além disso, o pagamento também se utiliza desse método, pagando 1 (indo para o lado), 3 (indo para baixo) ou 4 (na diagonal), então você também precisa ficar ligado para fazer a melhor combinação na hora de usar seus recursos para não gastar demais.

O Le Havre grandão é um jogo pesadão que dá uma canseira mental, eu realmente fico esgotado jogando ele (tanto que ele não é um dos meus preferidos), mas essa versão para dois arrisco dizer ser melhor que a Agricola : All Creatures Big and Small e a do Caverna : Cave vs. Cave.

O tutorial do Le Havre - The Inland Port é meio confuso, eu precisei baixar o manual e lê-lo para ficar tudo mais claro, mas ele tem gráficos muito claros e não é pesadão, ele é mais uma adaptação de jogos do Uwe feita pela Digidiced, que já tem no seu portfólio o Patchwork e o Agricola e funciona tanto local (contra AI ou pass-and-play) e online e vale o investimento, tanto para os fãs do autor quanto para quem gosta de bons jogos.

O mercado de recursos é muito legal e você precisar ficar
ligado para não desperdiçar produtos.
 

Nenhum comentário: