sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Little Town


Em Little Town, os jogadores são trabalhadores que estão fazendo crescer sua cidadezinha, para isso precisam de recursos para construir prédios e assim se destacarem na comunidade.

Cada jogador vai receber inicialmente um número de trabalhadores e casinhas, além de um dinheirinho inicial e cartas de objetivos secretos, depois disso no tabuleiro central distribuímos os prédios comuns de produção de trigo e outros prédios especiais no mercado e assim o setup está pronto.

A rodada funciona em uma série de turnos onde mandamos nossos trabalhadores em busca de recursos ou para o canteiro de obras para construírem prédios.


Ao colocar o trabalhador no campo, você

ativas todos os 8 espaços ao seu redor.

Ao colocar o trabalhador no campo principal, você vai ver os oito espaços ao redor dele, em cada espaço ocupado por um desenho (de rio, montanha ou árvore) ou por prédio, esse espaço é ativado dando ao jogador aquela quantidade de recursos e benefícios mostrados.

No caso dos prédios, se você ativou um prédio seu você não terá custo nenhum para utilizá-lo, mas no caso de ser um prédio de outro jogador, você precisará pagar uma moeda para ele.

Ao cumprir as cartinhas de objetivo, você
ganha pontos importantes durante a partida.

Já quando você manda o trabalhador par o canteiro de obras, você escolhe um dos prédios disponíveis no mercado, paga os recursos referentes à ele e o coloca no campo principal, ganhando assim os pontinhos e deixando o prédio ali para ser usado tanto por você, quanto pelos seus amiguinhos.

As cartinhas de objetivos dão um "boost" na sua pontuação e elas geralmente se referem tanto ao tipo de prédio e no local onde ele foi construído quanto à obtenção de recursos, então é legal você se guiar por eles para poder pontuar todos durante a partida.

A rodada acaba quando os jogadores usaram todos os seus trabalhadores, então temos uma fase de alimentação, onde pagamos peixe e trigo sob pena de perda de 3 pontos para cada trabalhador que ficar com fome.

Os prédios são importantes para pontuar e para
movimentar o tabuleiro principal.

O jogo segue assim por quatro rodadas, no final há ainda uma pontuação por dinheiro acumulado e pontinhos de final de jogo de alguns prédios e quem tiver a maior pontuação é o vencedor.

Little Town é muito gostosinho de jogar, ele tem uma cara de jogo introdução para esse conceito de alocação de trabalhadores e jogos de fazendinha, para os jogadores mais cascudos pode até parecer simples demais, mas para quem está começando achei uma proposta bem legal para conhecer esses tipos de jogos (e depois correr atrás de um Agricola).

Os trabalhadores que vão aos canteiros de obras
para construir os prédios.
 

Nenhum comentário: