quarta-feira, 10 de março de 2021

Tekhenu


Em Tekhenu, os jogadores estarão participando da construção do grande complexo de edificações que foi o Templo de Amon-Rá, só que a suas ações serão sempre julgadas (e regidas) pelos deuses do Egito, e isso pode ajudar (ou atrapalhar) durante as fases de Maat.

Cada jogador receberá no inicio da partida seu tabuleiro pessoal que consiste em espaços de prédios e estátuas a serem construídas, os marcadores de máximo de recursos que o jogador pode produzir e a balança de Maat, além disso temos o grande tabuleiro central com a área do Templo de Amon-Rá, com seu obelisco e as áreas dedicadas a vários deuses que são responsáveis pelas ações do jogo.

O jogo é dividido em 16 rodadas, a cada duas rodadas temos um giro no obelisco, a cada dois giros do obelisco temos uma fase de Maat, a cada duas fases de Maat temos uma fase de pontuação e após duas fases de pontuação o jogo acaba.

Os dados servem para ativar ações ou conseguir recursos,
mas alguns serão proibidos durante o jogo. Foto BGG.

Tudo gira (literalmente) em volta do obelisco, em volta dele temos 6 espaços com áreas iluminadas, escuras e sombreadas onde vamos sortear dados para colocar ali.

Existem cinco tipos de dados, quatro deles dão recursos ou disparam a ação do espaço onde eles estão alocados e um (o cinza) serve apenas para ativar a ação e esses dados dependendo do local onde eles estejam podem ser puros, corrompidos ou proibidos e isso é um conceito super importante dentro do funcionamento do jogo.

O jogador no seu turno deve escolher um dos dados do obelisco, mas só pode escolher dados puros ou corrompidos, e depois da sua escolha deve decidir se usa eles como fonte de recurso ou para ativar a ação do deus da área onde o dado foi tirado.


Você tem várias áreas de construção no tabuleiro,
como as 
dedicadas às colunas com prédios ao redor. Foto BGG.

As ações possíveis são a construção de colunas (Rá), estátuas (Hórus) ou prédios em volta do conjunto de templos (Hátor) ou oficinas e pedreiras (Osíris), aumentar a felicidade do seu povo (Bastet) ou comprar cartas de bênçãos, tecnologia ou decretos (Tot).

Enquanto que usar os dados como fonte de recursos, de dá a quantidade de recursos mostrada no dado que você escolheu mas tento como "teto" a sua quantidade máxima do tabuleiro pessoal, qualquer excedente vai pesar na sua balança.

E é aqui que temos um conceito muito legal no Tekhenu, a balança de Maat é o lugar para onde vão seus dados após serem escolhidos, uma vez que você escolhe dados puros eles vão para um lado e se forem corrompidos vão para o outro (onde também são colocados os excedentes de recursos).

O ideal é você sempre tentar ficar com a balança em equilíbrio, pois a cada fase de Maat o jogador que estiver zerado na balança vai ser o novo jogador inicial, enquanto se ela pender para um lado ou para o outro te faz ficar com as outras colocações na trilha e pode até te tirar pontos se sua balança for muito corrompida.

 No tabuleiro dos jogadores, fica a balança de Maat, você
precisa ficar ligado pra estar sempre em equilíbrio. Foto BGG.

Já as fases de movimento do obelisco também são importantes pois mexem com a posição dos dados, dependendo de como o sol está posicionado nele os dados podem passar de puros para corrompidos (e vice-versa) e dados proibidos passam a poder serem utilizados.

O jogo segue nessa dinâmica pelas 16 rodadas, sendo que na oitava e na última é onde acontecem as pontuações que são baseadas principalmente nas nossas construções pelo tabuleiro central e cartas de decretos e no final quem tiver a maior pontuação é o vencedor.

Tekhenu é um jogo que vem assinado por dois grandes autores o Danilele Tascini (do Teotihuacan) e o Dávid Turczi (do Anachrony) é tem aquela cara de "eurozão" cheio de opções e desdobramentos onde tudo dá ponto em algum momento, mas você precisa ficar ligado no que vai te beneficiar mais e claro, sempre com a questão do "cobertor curto" que é quando você quer fazer um monte de coisas, mas não consegue então precisa escolher bem suas ações.

O jogo está já em pré-venda em várias lojas e chega em breve pela Mosaico Jogos.

Tudo gira em torno do grande obelisco e como
suas sombras são projetadas. Foto BGG.
 

Nenhum comentário: