Em Tekhenu, os jogadores estarão participando da construção do grande complexo de edificações que foi o Templo de Amon-Rá, só que a suas ações serão sempre julgadas (e regidas) pelos deuses do Egito, e isso pode ajudar (ou atrapalhar) durante as fases de Maat.
Cada jogador receberá no inicio da partida seu tabuleiro pessoal que consiste em espaços de prédios e estátuas a serem construídas, os marcadores de máximo de recursos que o jogador pode produzir e a balança de Maat, além disso temos o grande tabuleiro central com a área do Templo de Amon-Rá, com seu obelisco e as áreas dedicadas a vários deuses que são responsáveis pelas ações do jogo.
O jogo é dividido em 16 rodadas, a cada duas rodadas temos um giro no obelisco, a cada dois giros do obelisco temos uma fase de Maat, a cada duas fases de Maat temos uma fase de pontuação e após duas fases de pontuação o jogo acaba.
mas alguns serão proibidos durante o jogo. Foto BGG.
Tudo gira (literalmente) em volta do obelisco, em volta dele temos 6 espaços com áreas iluminadas, escuras e sombreadas onde vamos sortear dados para colocar ali.
Existem cinco tipos de dados, quatro deles dão recursos ou disparam a ação do espaço onde eles estão alocados e um (o cinza) serve apenas para ativar a ação e esses dados dependendo do local onde eles estejam podem ser puros, corrompidos ou proibidos e isso é um conceito super importante dentro do funcionamento do jogo.
O jogador no seu turno deve escolher um dos dados do obelisco, mas só pode escolher dados puros ou corrompidos, e depois da sua escolha deve decidir se usa eles como fonte de recurso ou para ativar a ação do deus da área onde o dado foi tirado.
As ações possíveis são a construção de colunas (Rá), estátuas (Hórus) ou prédios em volta do conjunto de templos (Hátor) ou oficinas e pedreiras (Osíris), aumentar a felicidade do seu povo (Bastet) ou comprar cartas de bênçãos, tecnologia ou decretos (Tot).
Enquanto que usar os dados como fonte de recursos, de dá a quantidade de recursos mostrada no dado que você escolheu mas tento como "teto" a sua quantidade máxima do tabuleiro pessoal, qualquer excedente vai pesar na sua balança.
E é aqui que temos um conceito muito legal no Tekhenu, a balança de Maat é o lugar para onde vão seus dados após serem escolhidos, uma vez que você escolhe dados puros eles vão para um lado e se forem corrompidos vão para o outro (onde também são colocados os excedentes de recursos).
O ideal é você sempre tentar ficar com a balança em equilíbrio, pois a cada fase de Maat o jogador que estiver zerado na balança vai ser o novo jogador inicial, enquanto se ela pender para um lado ou para o outro te faz ficar com as outras colocações na trilha e pode até te tirar pontos se sua balança for muito corrompida.
precisa ficar ligado pra estar sempre em equilíbrio. Foto BGG.
Já as fases de movimento do obelisco também são importantes pois mexem com a posição dos dados, dependendo de como o sol está posicionado nele os dados podem passar de puros para corrompidos (e vice-versa) e dados proibidos passam a poder serem utilizados.
O jogo segue nessa dinâmica pelas 16 rodadas, sendo que na oitava e na última é onde acontecem as pontuações que são baseadas principalmente nas nossas construções pelo tabuleiro central e cartas de decretos e no final quem tiver a maior pontuação é o vencedor.
Tekhenu é um jogo que vem assinado por dois grandes autores o Danilele Tascini (do Teotihuacan) e o Dávid Turczi (do Anachrony) é tem aquela cara de "eurozão" cheio de opções e desdobramentos onde tudo dá ponto em algum momento, mas você precisa ficar ligado no que vai te beneficiar mais e claro, sempre com a questão do "cobertor curto" que é quando você quer fazer um monte de coisas, mas não consegue então precisa escolher bem suas ações.
O jogo está já em pré-venda em várias lojas e chega em breve pela Mosaico Jogos.
suas sombras são projetadas. Foto BGG.
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