quinta-feira, 17 de junho de 2021

ToteMonstros


No topo da montanha há um lugar maravilhoso para que sua tribo possa se estabelecer, um espaço lindo, fértil ideal para que a vida prospere, o único problema é que outras tribos também acham isso então o topo da montanha vai ser um cenário de batalhas para ver quem vai se assentar por lá.

Com essa premissa ToteMonstros dos amigos Daniel Martins e Leandro Pinto, faz com que cada jogador tome partido de uma das quatro tribos (os Goblins, os Diabretes, os Gnomos ou os Kobolds) e precise usar toda sua destreza para derrotar os adversários para ser a tribo que irá usufruir do espaço no topo da montanha.

ToteMonstros é um jogo de petelecos em dados, é assim que você vai resolver as batalhas e derrotar seus oponentes.

As tribos se enfrentam pelo controle
do topo da montanha.

Um tabuleiro modular é montado no início da partida com espaços neutros, espaços que começam com dados da sua tribo e existem também rochas (dados neutros) que são colocados no setup do jogo, cada tribo recebe então cinco cartas correspondentes aos dados dos seus guerreiros (são 3 recrutas, 1 furtivo e 1 brucutu).

A rodada funciona da seguinte maneira, o jogador da vez tem 3 pontos de ação para serem gastos em movimentação, invocação ou ataque.

A movimentação é importante para você andar com seus dados pelo tabuleiro e principalmente para prepará-los para os ataques, uma vez que você só pode atacar um oponente à partir de uma torre, que é um dado em cima de outro dado (seja um guerreiro ou uma rocha).

O lance é mirar e tentar acertar o
dado da tribo oponente.

As invocações servem para trazer novos dados para o topo da montanha, eles sempre aparecerão nos espaços indicados da sua tribo e ficarão disponíveis para serem usados para atacarem os adversários.

Agora a parte mais divertida do ToteMonstros são os ataques, que basicamente é mirar no dadinho do adversário à partir de uma torre e dar um peteleco de forma a fazer com que eles se encostem.

Acontecendo isso o dado adversário sofre um dano, se o dado for acima do poder inicial dele aquele dado fica fora de combate e o jogador adversário fica com um dado à menos.

Outra forma de diminuir as fileiras dos adversários é empurrando um dos seus oponentes para fora do tabuleiro, dessa forma é como se o dado tivesse sido jogado da borda do topo da montanha para encontrar uma terrível morte.

Depois de tomar todo seu dado ou ser jogado
para fora da montanha, você perde aquele dado.

Uma coisa legal do ToteMonstros é que cada face dos dados tem poderes especiais que são ativados ao final da fase de combate pelo dado que realizou o ataque e esse poderes servem para tentar acelerar o fim do jogo movendo dados, se esquivando, atordoando enfim uma série de ações para dar uma dinâmica legal aos dadinhos.

Quando uma das tribos se vê sozinha no topo da montanha, isto é, derrotou todos os outros adversários, ela é considerada a vencedora e o jogo termina.

ToteMonstros é um jogo muito bacana, jogos de petelecos tendem a ter partidas com alto nível de risadas e se você ainda precisa mirar no outros amiguinhos tem sempre a chance de haverem muitas implicâncias no decorrer do jogo, o que só colabora para cada partida seja bem divertidas.

Aqui o problema da produção não é muito sentido,
os dados são de boa qualidade e tranquilos de petelecar.
 

Um comentário:

Unknown disse...

Massa! Deu vontade de testar

João Cavalcanti