quarta-feira, 28 de julho de 2021

TOP 3 : Carcassonne


Chegando em breve no Brasil a versão de 20 anos, Carcassonne vem através dos anos se firmando como um dos maiores jogos de tabuleiro de todos os tempos, e como praticamente todos os jogos de grande sucesso acabam ganhando versões diferentes com o tempo.

O Carcassonne hoje tem versões que vão desde jogos para os mais novinhos (Carcassonne Júnior) até as versões baseadas em franquias de sucesso (Carcassonne : Star Wars) e hoje eu vou elencar o meu TOP3 com as versões mais bacanas que eu já joguei.

Lançada em 2016 lá fora e chegando no Brasil no final de 2020 o Carcassonne : Amazonas traz umas novidades interessantes ao jogo, mas a passagem do Rio Amazonas cortando todo o jogo para mim é o grande diferencial dele.

O jogo tem uns tiles maiores com o rio, onde vamos avançando com os barquinhos dos jogadores, e essa "corridinha" vai rendendo pontos aos jogadores e faz com que a gente fique sempre ligado e tentando ganhar pontinhos por ali.

O Rio Amazonas passando pelo meio do jogo.

O segundo mais legal foi lançado em 2002 e foi o primeiro spin-off da franquia, o Carcassonne : Caçadores e Coletores é até hoje uma das versões mais legais e competitivas do jogo.

Nessa versão passada nos tempos das cavernas, os jogadores tem além dos tiles que são sorteados normalmente, tiles especiais que são ganhos ao se completar as florestas, além disso a disputa pelos rios e os animais ao final do jogo, torna o Caçadores e Coletores um jogo de muita marcação e muito mais apertado do que a versão original.


Um Carcassonne pré-histórico, bem disputado.

Mas o melhor Carcassonne entre todos é o The Castle, lançado em 2003 e infelizmente sem ter tido uma versão brasileira, esse é um jogo exclusivamente para dois e tem como coautor o grande Reiner Knizia.

Além do diferencial já citado de ser um jogo exclusivo para dois, ele ainda tem os muros do castelo que limitam a área de colocação dos tiles, além de tiles bônus que ficam na trilha de pontuação e que só são ganhos pelo primeiro que passar por lá gerando uma corrida de pontos maior do que nas outras versões.

O espaço limitado e a corridinha pelos bônus deixam
o The Castle mais competitivo.

Carcassonne é um jogo com um potencial gigante, tanto que volta e meia saem novas versões e expansões para o jogo base, e mesmo depois de mais de 20 anos de estrada ainda é um dos grandes jogos para se apresentar aos novos jogadores ou para desafiar os mais experientes.

Nenhum comentário: