sexta-feira, 21 de maio de 2021

Carcassonne : Caçadores e Coletores


Finalmente chega ao Brasil o que pra mim é o segundo melhor Carcassonne de todos (perdendo só para o The Castle) o Caçadores e Coletores, lançado originalmente em 2002 e que recebeu uma repaginada nessa nova prensagem de 2020.

Em Caçadores e Coletores não temos cidades muradas, aqui elas dão lugar a bosques, menires, lagos e muitos animais onde os membros da nossa tribo irão conseguir formas de suprir as necessidades de alimentos (e pontos é claro).

Usando a fórmula básica do Carcassonne, na sua vez o jogador sorteia um tile e precisa colocá-lo adjacente aos tiles previamente colocados em jogo, temos basicamente os espaços de bosques, os rios e lagos e os descampados onde descansam cervos, auroques, mamutes e tigres.

Saem cidades e estradas, entram bosques,
rios e descampados.

Ao colocar um tile o jogador tem duas opções, colocar um dos membros da sua tribo, seja em pé nos bosques e rios ou deitado nos descampados, ou colocar uma de suas cabanas num fluxo de rio.

Aí começam as diferenças que fazem do Caçadores e Coletores um jogo muito bacana. Os rios e lagos pontuam de forma semelhante as estradas do jogo clássico, mas aqui nós temos os peixinhos que dão pontos extras quando fechados, mas a cabanas não, essas vão te dar uma pontuação boa ao final do jogo pelo sistema hidrográfico, dando um ponto para cada peixinho desse sistema.

Isso já é uma coisa que você precisa ficar de olho, quando um sistema começar a ficar apetitoso, corra para colocar a sua cabaninha e se assegure de que você possa aumentar cada vez mais esse sistema, ou então feche o máximo que puder do sistema da concorrência.

Quando você fecha um bosque com um menir,
ganha um tile bônus para usar.

Outra sacada legal dessa versão são os tiles extras dos menires. Uma vez que você feche um bosque que contenha um menir, você pontua normalmente como se fosse uma cidade do jogo clássico, mas tem o direito de pegar um tile bônus e usá-lo automaticamente e são 16 tiles muito bons, alguns com pontuações instantâneas, outros com pontos de final de jogo, mas nenhum deles é ruim, então é bacana essa corridinha para pegá-los.

Depois de todos os tiles serem colocados na mesa vem a pontuação de final de jogo, ao contrário do jogo clássico bosques e rios incompletos não darão ponto algum, mas temos a pontuação das cabanas (que eu comentei acima) e os descampados.

A progressão do jogo é semelhante, mas além
dos meeples deitados, temos as cabanas para o fim.

Cada animal do descampado dá uma pontuação, mas temos aqui uma cadeia alimentar a ser respeitada. Na hora da pontuação mamutes darão 3 pontos, cada auroque 2 pontos e cada cervo 1 ponto, mas os tigres estão no campo para acabar com essa farra, então você elimina um cervo para cada tigre.

Essa é outra brincadeira legal de fazer, quando o amiguinho estiver pontuando com muitos cervos, comece a colocar tigres no descampado dele, e veja a carnificina do final do jogo.

Caçadores e Coletores tem várias outras formas de pensar o jogo, o que faz dele um Carcassonne bem mais estratégico e interessando do que o jogo clássico, para mim certamente um dos melhores e tê-lo no mercado me traz a obrigação de indicá-lo como Ludoteca Básica para os fãs de tile-placement.


As vezes o seu descampado fica uma carnificina,
mas ainda pode te render uns pontinhos.
 

Nenhum comentário: