segunda-feira, 17 de maio de 2021

TOP5 : Jogos do ATARI 2600


Carro chefe da 2ª geração de video games, quando o ATARI 2600 apareceu no mercado foi um divisor de águas, todo mundo queria ter ele e lá em 1983 eu consegui o meu sendo o meu primeiro console (e o único até o Playstation 1).

Vendo hoje os seus jogos tendem a ser repetitivos e pouco inspirados, mas para a época era o que se podia conseguir das máquinas pessoais e garantia horas de diversão com muitos tiros, correria e aventura.

Como é difícil falar muito dos jogos, pois realmente eles tem pouca coisa a ser comentada, eu resolvi prestar minha homenagem ao ATARI fazendo um TOP5 dos jogos que foram para mim os melhores de sua época e os que hoje, se eu abro um emulador ou encontro um console velhinho pelo caminho, ainda são os jogos que eu pego para gastar um tempinho nele.

O Megamania é um Space Invaders turbinado, o grande diferencial dele para o grande clássico dos clássicos é que a cada fase os inimigos não são sempre os mesmos, agindo de forma diferente você precisa ficar mais ligado do que o padrão "vai pro lado, desce uma linha".

River Raid é um daqueles jogos que você com certeza vai lembrar sempre que mencionarem o ATARI.

Criado em 1982 por Carol Shaw, ele é um "shooter" que você vai com seu avião detonado tudo que passar pelo seu caminho, prestando atenção sempre no nível de combustível para não morrer.


River Raid faz parte do seleto grupo de 13 jogos do ATARI que venderam mais de um milhão de cartuchos, um feito notável numa época em que os consoles começavam a invadir as casas pelo mundo.

Outro grande clássico que adoro é o Keystone Kapers lançado em 1983 e que foi baseado numa série de filmes da época do cinema mudo chamado Keystone Cops.

No jogo o nosso policial corre atrás do bandido fugitivo pelos três andares de uma loja, tendo que conseguir alcançá-lo antes que ele chegue ao terraço e consiga fugir.

Apesar de repetitivo (como quase todos os jogos do ATARI) ele é muito divertido e garante bons momentos na corridinha do policial tentando pegar o ladrão fujão.

Em H.E.R.O. o jogador é um destemido herói que usa seu helicóptero portátil e dinamites para alcançar e salvar mineiros que ficaram presos e estão correndo perigo.

Tendo recursos limitados de dinamite e oxigênio, o jogo começa com fases tranquilas mas vai piorando gradativamente adicionando paredes que te matam ao serem encostadas, passagens que abrem e fecham, lugares inundados onde é mais difícil passar.


H.E.R.O. é um clássico atemporal e para mim até hoje um dos mais desafiadores jogos do ATARI.

Agora o meu jogo preferido de todos os tempos é o Frostbite que além de ser certamente o jogo da plataforma que eu mais joguei na vida, foi o meu motivo de orgulho por anos por ter o recorde estampado na locadora onde levávamos a foto para ficar exposta.

Nesse jogo precisamos pular de gelo em gelo coletando os tijolinhos para fazermos o nosso iglu antes do protagonista morrer congelado.


Como já falei várias vezes, o jogo é repetitivo e conforme vão se passando as fases ele fica cada vez mais veloz e com uma dificuldade progressiva, mas quando mais você jogar o Frostbite, mais você vai se acostumar com essa dificuldade e a jogabilidade fica quase mecânica.

Mas apesar disso tudo eu gastava horas fazendo meu esquimó pular de gelo em gelo fugindo dos caranguejos, comendo os peixinhos e driblando o urso para chegar ao aconchegante iglu.

Nenhum comentário: