segunda-feira, 3 de maio de 2021

RetroGames : Maniac Mansion / Day of Tentacles


Primeiro jogo da Lucas Arts (ainda como Lucasfilms Games), Maniac Mansion (87) era um jogo tipo adventure que usava a mecânica de "point and click" que se transformou em uma das assinaturas da editora nos anos seguintes.

Nesse jogo acompanhamos Dave que precisa ir atrás da namorada que foi sequestrada por um cientista maluco possuído por um meteoro que lhe comanda as ações e para isso você conta com a colaboração de dois dos seus amigos (que serão escolhidos no início da partida) e que você vai alternando nas ações durante a partida.

Na casa teremos um monte de puzzles que vão precisar ser resolvidos e facilitando a vida do jogador as ações possíveis estão todas dispostas bastando apenas clicar na desejada para que ela seja realizada, isso foi um tremendo avanço nos advetures de PC da época onde geralmente você precisa escrever o comando geralmente tentando adivinhar qual iria funcionar.

 O jogo foi pioneiro no sistema
point and click.

Outra coisa muito bacana que a Lucasfilms Games trouxe para esse tipo de jogo são as "cut scenes" engraçadinhas e boas tiradas dos textos, o que fez com que o jogo tivesse um tremendo sucesso quando foi lançado o que lhe rendeu uma portabilidade (meio capenga) para o Nintendinho e uma versão deluxe (2004) que deu uma melhorada substancial nos gráficos.

Uma curiosidade sobre o desenvolvimento do jogo é que com ele foi criado o sistema SCUMM (Script Creation Utility for Maniac Mansion) que faz com que os criadores não precisem ficar escrevendo códigos para todas as loções e sequencias lógicas do jogo na linguagem final, o que permite que ele seja trabalhado posteriormente em multi-plataformas de um jeito muito mais simples.

O Maniac Mansion foi de um sucesso tão grande que em 1993 a LucasArts laça Day of Tentacles.

Os "simpáticos" tentáculos na sua tentativa
de dominar o mundo.

Nessa continuação o grande vilão é o tentáculo roxo que ganha "bracinhos" e sentindo tamanho poder resolve que irá dominar o mundo, então Bernard (um dos personagens do primeiro jogo) junto com Laverne e Hoagie vão viajar por vários períodos do tempo para tentar arrumar um jeito de impedir que isso aconteça.

Day of Tentacles já apresenta a editora em um dos seus momentos mais criativos, tanto a história quando a ambientação e locações do jogo são lindas, os diálogos engraçadíssimos e os puzzles muito inteligentes e divertidos de serem solucionados.

O jogo recebeu uma versão linda e remasterizada para PS4 em 2016 que vale muito à pena ser jogada e ambos são até hoje referência em jogos tipo adventure para os fãs de jogos antigos.

A versão Deluxe do Maniac Mansion dá
uma melhorada imensa nos gráficos.
 

 

Nenhum comentário: