sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Ludus


Como eu já falei por aqui no blog, a Ludus Luderia passou por um período em que precisou da ajuda de todos para conseguir se manter, muitas iniciativas foram tomadas como leilões e campanhas tipo "padrim" mas os queridos Romir (do canal Romir Playhouse) e o Robert Coelho (do Comic Hunters) foram além e juntos criaram um jogo para ajudar.

O Ludus é um "roll and write" onde os jogadores ficaram incumbidos de arrumar as prateleiras de jogos da loja, mas não é só isso, uma arrumação bem feita renderá muitos pontos e fará de você o melhor funcionário da nossa querida luderia.

Para jogar Ludus você vai precisar imprimir as fichas para cada jogador e arrumar uma quantidade de dados igual a duas vezes o número de jogadores mais um (sendo assim, para 3 jogadores você precisará de 7 dados).

Setup preparado, vamos arrumar os nichos
da estante da Ludus.

A rodada é super simples, o jogador da vez rola todos os dados e escolhe um, os outros também vão escolhendo um dado até chegar ao último jogador que escolhe um segundo dado voltando assim na ordem inversa de escolha até que todos tenham dois dados escolhidos.

Os valores nos dados vão definir a categoria do jogo e o formato da caixa e aí que a gente tem um jogo que vai além do "vamos ajudar a Ludus" e merece a atenção de quem curte jogos inteligentes.

Cada uma das 6 categorias de jogos vai pontuar ao fim do jogo de uma forma distinta, então os jogos Infantis pontuam se estiverem nas prateleiras mais baixa, os jogos de estratégia precisam estar lado à lado, os família ao lado dos festivos e por aí vai.

Você sempre escolhe dois dados,
um de categoria e o outro pro formato.

O jogo segue nessa arrumação até que algum jogador feche quatro dos cinco nichos da estante e então vamos para a pontuação que é feita em três etapas, na primeira vem a contagem dos nichos completos, depois cada categoria, aqui uma pequena homenagem ao mestre Knizia onde a categoria com a menor quantidade de caixas pontua triplicado e finalmente verificamos se alguma caixa está amassando a outra, nesse caso o jogador perde algum pontinho e quem tiver o maior somatório vence.

Ludus poderia ser somente um jogo para ajudar a luderia que aposto que já seria um sucesso (até pelo preço simbólico de 10,00 o download) mas ele vai além, põe na mesa um jogo divertido, com uma dose de estratégia boa e que vai fazer você querer jogar mais vezes.

Conforme o jogo avança, as vezes fica
complicado arrumar bem as caixas.
 

Nenhum comentário: