quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Peaky Blinders : Birmingham Domain


Baseada na série de sucesso Peaky Blinders, em Birmingham Domain os jogadores serão facções aumentando seus negócios escusos e sua área de atuação para ganhar mais influência entre todos os grupos rivais.

Criado pelo grande Marcos Macri o jogo trabalha exclusivamente com cartas, no setup inicial vamos preparar uma área de compra de territórios e negócios e uma área onde ficam os pubs, além disso cada jogador recebe uma carta de uma das facções do jogo, duas cartas de personagem e um objetivo secreto baseado na arrumação das suas cartas e o jogo está pronto para começar.

Na sua rodada o jogador terá direito a fazer duas ações principais dentre três possíveis mas também pode fazer duas ações livres.

Setup inicial com os territórios, negócios,
capangas e as cartas de personagens.

As ações mais importantes do jogo estão na expansão de territórios e na obtenção de negócios que darão lucro para a sua facção e essas são ações relativamente simples mas que precisam ser bem pensadas.

As cartas de território vem com alguns ícones que precisam ser observados, são ícones dos negócios disponíveis no jogo e se colocados lado a lado com cartas previamente postas no seu território fazem com que ele fique ativo e vá lhe render lucros quando você ativar o negócio referente a ele.

Para poder ter esse direito você também precisa comprar aquele negócio, de preferência escolher um que esteja crescendo mais no seu território para assim ter mais lucros.

Você vai montando seus domínios tentando
maximizar seus lucros.

Uma ideia bacana do Birmingham Domain é justamente essa arrumação dos territórios, que funcionam num esquema "tipo Carcassonne" com uma grande sacada, quando uma carta de território tem três dos seus quatro lados cobertos automaticamente você ganha um pub que vai lhe render mais dinheiro na hora de recolher seus lucros.

Mas estamos falando de um jogo de gangues então algum conflito haveria de acontecer. Aqui eles aparecem quando determinados gatilhos são disparados, quando um tipo de negócio acaba, ou uma das pilhas de território ou uma quantidade de pubs é comprada.

O jogador que dispara esse gatilho fica imune a guerra (afinal, foi ele que a causou) mas os outros jogadores terão até o final da rodada vigente para ou tentar disparar um outro gatilho e ficar imune ou então precisarão pagar o preço da guerra em dinheiro ou em capangas.

Para os fãs da série as cartas dos personagens
são um "plus" dentro do jogo.

Além disso temos as cartas de personagens que podem ser usadas para melhorar suas finanças, mas também para sabotar algum amiguinho que esteja crescendo muito no jogo e o legal é que aqui temos mecanismos que evitam que um mesmo jogador seja sabotado repetidamente (mesmo que as vezes a gente queira muito).

Quando todos os pubs forem comprados é disparado o final do jogo, que segue pela rodada vigente e mais uma para que os jogadores consigam ainda se preparar para a pontuação final baseada nos seus negócios, territórios, carta de objetivo e dinheiro e quem tiver o maior somatório é o vencedor.

Peaky Blinders : Birmingham Domain é o primeiro de dois jogos baseados na série que serão lançados pela Bucaneiros Jogos em breve e foram criações do Marcos Macri, esse aqui é bom demais, tem uma duração ótima, tá com uma arte lindona e tenho certeza que fará sucesso tanto entre os fãs da série quanto aqueles que não viram nenhum capítulo (eu só comecei a ver a série depois de jogar o jogo).

Com seus negócios já espalhados, é só ir
recebendo seus lucros ilícitos.

Nenhum comentário: