sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Vampire : The Eternal Struggle - Quinta Edição


Fechando os lançamentos recentes da Conclave para a linha Vampire : The Eternal Struggle vamos falar agora dos decks da Quinta Edição que já vem baseados no novo cânone de World of Darkness.

Dando uma mexida nos clãs com a sumida de alguns e nova nomenclatura para outros o RPG Vampire : The Masquerade trouxe mudanças significativas para os vampiros e isso se refletiu em vários jogos e no V:TES não seria diferente.

Os primeiros cinco decks da nova linha trazem vampiros de grupo 6 e a diferença mais perceptível vem no clã Malkaviano que deixa a Demência de lado, uma disciplina que estava muito presente nos vampiros desse clã.

No geral as características de cada deck seguem muito o arquétipo que os jogadores mais antigos estão acostumados e cada um deles já vem prontinho para boas batalhas, vamos dar uma passada por cada um deles para vocês conhecerem melhor.

Os Malkavianos tem o deck mais conhecido e um dos mais fáceis de trabalhar, usando furtividade como forma de furar os bloqueios eles vem com ações pesadas de sangrar geralmente com modificadores para tirar o máximo possível.

O deck vem recheado de Governar os Desalinhados que é uma carta que serve tanto pra aumentar a ação de sangrar como para ajudar a levantar outros vampiros da cripta sem gastar o sangue do Matusalém.

O clássico deck de furtividade e sangrar dos Malkavianos.

O deck de Nosferatu é um dos mais fortes na hora da porrada com muitas cartas de percepção ele é um clássico baralho de barreira, onde você mais se defende e investe de forma certeira nos vampiros inimigos.

Com cartas novas como a Soco Giratório ele faz um bom mix com algumas cartas clássicas (e enjoadas) tipo a Jack Sorridente e Agarrão Imortal.

Os Nosferatu são aqueles que chamam pra porrada.

Os Tremere vem com um deck mais "faz tudo" abusando também das Governar os Desalinhados mas também usa equipamentos e tem como característica na hora do "vamos ver" usar a Roubo de Vitae para transformar o dano no inimigo em sangue para o seu Matusalém.

É um bom deck também para quem está começando pois usa várias mecânicas legais com as cartas de Dominação e também tem boa desenvoltura na hora da porrada.

O deck Tremere faz um pouco de tudo.

A política começa a aparecer no deck Toreador usando muito as Contestar Recursos de Rebanho, uma carta clássica que é sempre muito utilizada em decks assim.

Além disso a Língua Afiada do clã pode ajudar a fazer com que aquele adversário político se abstenha e as caras de furtividade ajudam na hora de abrir votação sem que precise ser "na marra".

Toreador com cartas que passam votações "na marra".

Finalmente os Ventrue vem com sua característica mais marcante que é a votação pesada e a facilidade de fazer muitas ações no mesmo turno usando sua Rapidez.

O lance aqui é usar os vampiros para tentar passar votações usar as tão desejadas Impulso Insano para desvirá-lo e agira novamente, quem sabe com um Cativar os Membros para dar uma sangrada nos adversários ou para subir vampiros mais novos.

Mas deck de votação mesmo é com os Ventrue.

Os cinco primeiros baralhos da Quinta Edição já estão entre nós e a Black Chantry já está anunciando as cartas para os próximos quatro decks trazendo mecânicas que vai deixar em evidência os clãs anarquistas dando ao jogo uma diversidade muito boa para quem está conhecendo agora ou para os jogadores que estão desde Jyhad acompanhando esse jogaço.

Os próximos decks da Quinta Edição, ainda sem
data pra chegar ao Brasil.
 

Nenhum comentário: