sexta-feira, 8 de julho de 2022

Front Total


Front Total é um jogo de cartas que simula um campo de batalha entre Eixo (Alemães e Japoneses) contra Aliados (USA e Brasileiros) durante a Segunda Guerra Mundial, criado pelo querido amigo Alexander Francisco ele saiu pela linha Premium da Estrela.

Antes de falarmos sobre o jogo em si vale ressaltar que o Alexander venceu uma "batalha" junto à Estrela para que o jogo, totalmente formado por cartas, tivesse uma qualidade diferenciada e por isso temos aqui um jogo realmente Premium, com cartas com qualidade "tipo Copag" e formato padrão (que você acha sleeve facilmente).

Bom, como já citei lá no início da matéria o jogo tem 4 Nações que podem ser escolhidas (mas sempre Eixo vs. Aliados), uma vez que os jogadores escolhem sua Nação recebem as cartas de unidade e as cartas de ordem e também escolhemos a primeira carta de terreno que vai influenciar a rodada.

Você vai escolher suas unidades para irem para o campo de batalha.

A cada rodada os jogadores escolherão cartas de unidades baseadas no que o terreno está pedindo, as que sobrarem vão virar honras, que são o recurso para pagar diversas ações durante a partida.

As cartas de unidades representam as infantarias, os blindados e artilharias que serão confrontadas pelos inimigos em busca das vitórias no campo de batalha.

Os jogadores se alternam colocando as cartas no campo de batalha, uma vez dispostas no campo começam a lutar umas contra as outras até que uma das nações bata em retirada ou seja eliminada totalmente.

Uma vez no campo, elas vão duelar até que um dos lados saia vencedor.

As batalhas são realizadas entre o atacante da rodada que vai medir esforços principalmente entre sua primeira carta no campo de batalha (no front) ou pagar honra para utilizar algum efeito que faça usar cartas que esteja mais atrás na linha de combate mas que possam ser mais úteis durante um turno específico.

Existem também as cartas de ordem que representam figuras históricas da nação que está sendo representada e que darão algum efeito interessante e são escolhidas durante o setup da rodada usando as honras disponíveis pelos jogadores.

A carta central representa o campo de batalha e dita algumas peculiaridades da rodada.

A cada turno vencido a carta derrotada vira honra para o adversário, outra forma de receber honras é ao perceber que a batalha está perdida o jogador bate em retirada conseguindo o perdedor também receber alguma hora e não deixando o inimigo limpar seu campo de batalha.

As partidas de Front Total podem durar até cinco rodadas, assim que um dos lados chegar a três vitórias o jogo acaba.

Já tinha jogado o Front Total na sua versão digital (primeira impressão aqui) é pra mim o melhor jogo do Alexander (até agora) muito bem estruturado, feito com uma pesquisa caprichada para as unidades e figuras históricas utilizadas em cada nação e com uma arte (do próprio autor) que super ajuda a entrar no clima do jogo, merecia uma edição caprichada e foi exatamente o que ele conseguiu.


É sempre legal jogar com os autores, aqui o Alexander (mais à esquerda).
 

Um comentário:

Alexander Francisco disse...

Muito obrigado com força pelas incríveis palavras e pela resenha caprichada! Obrigadíssimo mesmo.