terça-feira, 1 de novembro de 2011
Resenha : Trajan
Hoje vamos dar uma pincelada no novo (e excelente) jogo do autor sensação, Stefan Feld, o Trajan.
Ambientando na Roma antiga, esse é um jogo de gerenciamento de ações e desenvolvimento, onde os jogadores tem como objetivo crescer as diversas áreas de atuação do jogo.
Tabuleiro central com as ações e seus benefícios.
A mecânica central do Trajan é um rondel que utiliza de forma inovadora o mesmo sistema do Mancala. Nesse rondel temos 6 casas que inicialmente contém 2 recursos cada, para realizar as ações você escolhe uma dessas casas e anda a quantidade de espaços igual a quantidade de recursos, "pingando" os recuros nas casas que você passar e realizando a ação da última casa que você parar.
As ações são o senado (pegando tiles para o final do jogo), o forum (pegando tiles para mais ações), Trajan (que pega tiles para o seu tabuleiro), comércio (mandar bens e pegar mais bens), construção (um set-colection que pode dar muitos pontos no final) e a ação militar (que dá tiles para mais ações).
Tabuleiro de cada jogador com o rondel na posição inicial.
Todas as 6 ações possíveis ganham ponto, o grande lance do jogo é saber em qual ação focar e qual o melhor momento de tentar uma estratégia mais agressiva ou ficar marcando os adversários.
Dos últimos lançamentos do Stefan Feld, particularmente achei esse o melhor título. Cheio de decisões, várias formas de ganhar e como é costume nos jogos dele fica difícil definir o vencedor até a última pontuação do jogo. Novamente ele acertou na mosca!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Estou realmente muito empolgado com esse jogo.
Mas, me responda: quanto à interação entre jogadores? Existe? Qual o nível?
Um abraço!
Fala JP...
Cara.. tem áreas do tabuleiro com bastante iteração... principalmente na área militar, forum e nas construções (que são as partes onde efetivamente seu meeple vai)...
Fora isso não há muita não, mas o jogo não dá impressão de "multi-player-solitaire"....
Abraços...
Só a arte que me pareceu meio "fraquinha"...
tb achei que podiam ter caprichado mais no tabuleiro central, mas a arte dos tabuleiros dos jogadores é legal.
Quanto ao jogo, pra minha primeira partida, fiquei um pouco perdida com a quantidade de possibilidades de se conseguir pontos de vitória. Mas a experiência do Peter e do Warny provaram que já existe um caminho das pedras para conquistá-la: e o principal dele é o militarismo.
Muito bom jogo!
Postar um comentário