Em Prehistory os jogadores são antigas tribos pré-históricas que lutam para conseguir recursos necessários para sua sobrevivência, tentam descobrir novas áreas para sua tribo e ainda registram isso em pinturas que serão apreciadas milênios depois.
A mesa do jogo é formado por um grande hexágono que serve como tabuleiro central e é onde são dispostos os discos de ações dos jogadores, temos também um mapa com hexágonos menores que são as áreas onde as tribos vão se expandir para construir novos acampamentos e além disso cada jogador terá um tabuleiro individual para armazenar recursos.
O jogo se passa em exatamente 5 rodadas e em cada uma delas temos as
fases que representam as estações do ano para realizarmos ações.
Prehistory tem uma utilização muito bacana dos cubos, que podem ser usados como recursos e também como cubos de ação dependendo da estão do ano, então você precisa ficar sempre ligado para saber o momento em que você quer usar seus ganhos.
Outro grande barato do jogo são os seus diversos rondeis de ação, temos o rondel central que é substituído a cada inverno, o rondel do tabuleiro pessoal que é usado para conseguir cubos de recurso na primavera e diversos outros espaços de ação que vão te permitir colher, caçar, pescar, fazer a pintura, andar com membros da tribo e fazer rituais.
Mas tudo é usado para que os jogadores vão conseguindo pontos, e ao final das 5 rodadas do jogo vamos somar os pontos ganhos durante a partida a pontos que virão de cartinhas, set collection de marcadores de coleta, linhas completas no desenho rupestre e pontos de desenvolvimento não gastos e quem tiver o maior somatório é o vencedor.
Eu conheci o Prehistory quando estava sendo apresentado no Diversão Offline de 2019, mas só consegui finalmente jogar uma partida agora e me arrependi de não ter jogado antes, é um jogo com umas sacadas muito boas de utilização de mecânicas, conseguem amarrar bem o tema que não fica só jogado ali, tem uma duração bastante boa para um euro médio e é daqueles jogos que você termina a partida já querendo jogar outras vezes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário