sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Rallyman Dirt


Rallyman Dirt é a segunda caixa dessa série de jogos de corrida trazida pela Galápagos para o Brasil, curiosamente a Dirt é um reimplementação de um jogo de 2012 muito bom (cheguei a falar dele na época) e agora tá lindão.

Nessa versão os jogadores voltam às regras já conhecidas do Rallyman GT onde temos os dados de marcha que são usados para a movimentação e os jogadores definem se arriscam jogando um dado de cada vez para evitar qualquer problema com seu carro, ou meter o louco e jogar os dados todos.

O que faz a diferença entre o Dirt e o GT é que nessa nova versão não necessariamente o jogador que cruzar a linha de chegada primeiro é o vencedor, aqui nós jogamos baterias de corridas e vamos ter tomadas de tempo delas, no final o jogador que tiver o menor somatório de tempo nas baterias é que ganha a corrida.


A movimentação com os dados continua a mesma.

Para isso em cada turno de jogador, ao depois de definir como será sua rolagem a gente vê em qual marcha o jogador terminou e ele recebe uma carta com uma contagem de segundos, quanto mais alta a marcha menos segundos ele acumula.

Lembra do "meter o louco"? Pois bem, aqui você recebe fichas de segundo que você pode acumular e vão reduzir na contagem final da bateria o lance é que se você por acaso roda na pista (por conta dos três símbolos de atenção) você além de rodar na pista vai receber uma carta de 1 minuto e voltar a marcha zero e fica com aquela bateria bem prejudicada.

Além dessa nova forma de pensar o jogo temos também outras adições de pista muito legais como as curvas em que você pode entrar "driftando", dando aquela derrapada de filme e que geralmente faz você completar a curva em menos casas (além de ser bem maneiro).


O lance é que agora não é questão de chegar na frente e sim performar melhor.

Temos alguns tiles bacanas também com obstáculos aquáticos e saltos onde o planejamento dos dados também acaba sendo diferente em cada situação.

Mas nem tudo é upgrade no Rallyman Dirt, a ordem de turno faz com que o primeiro jogador jogue várias vezes antes que do quarto jogador (fica uma ordem assim : 1º > 1º/2º > 1º/2º/3º > 1°/2°/3°/4°).

Você pode até dizer que isso é uma vantagem para o quarto jogador que vai analisar melhor o percurso e as possibilidades e tals, mas na real eu geralmente acho os jogos de corrida mais light e menos "cabeçudos", então pra mim foi meu frustrante essa regra.

Tirando isso o Rallyman Dirt acaba sendo mais interessante pois foge um pouco do "quem chega primeiro" e vai pra um patamar de quem pensa melhor dentro do jogo.

 
No final de cada bateria você soma seu tempo e quem tiver o menor tempo durante algumas baterias é o vencedor.
 

Nenhum comentário: