O grande Wolfgang Amadeus Mozart em seu leito morte começou a compor o que seria seu Requiem em Ré Menor, após seu falecimento sua viúva Constanze resolveu procurar mecenas que pudessem junto a outros compositores possam completar essa obra.
Em Lacrimosa seremos então esses mecenas que faremos de tudo para entrarmos na história ajudando a bancar essa obra tão importante.
O jogo tem um grande tabuleiro central dividido em três áreas distintas, o topo onde entrarão cartas que serão adicionadas ao baralho dos jogadores, a área central que são as viagens de Mozart pela Europa encenando suas grandes obras e na parte debaixo fica a partitura do Requiem onde os jogadores bancarão dois compositores para terminar a obra do mestre.
Lacrimosa tem exatamente 5 rodadas onde os jogadores se revezarão para usar 8 das 9 cartas que ele terá disponível para jogar, essas cartas são a alma do jogo, elas tem duas formas de serem usadas pelo jogador, na sua metade de cima ela vai indicar as ações que você poderá fazer no seu turno e na metade debaixo indica quais serão os seus recebimentos para a próxima rodada.
Tudo gira em torno de apenas cinco ações possíveis, que são "documentar memórias" que faz com que o jogador consiga ir melhorando com as nove cartas iniciais, "encomendar um opus" onde você pode compra obras do Mozart para encenar ou vender mais tarde na ação de "apresentar ou vender uma música", a ação de "viajar" que usa a parte central do tabuleiro e serve para ter mais maleabilidade de ações e finalmente a "requiem" onde pagaremos para fazer parte da última obra desse consagrado mestre.
Como todo grande euro as ações aqui são apertadas, você tem 4 recursos disponíveis para usar no jogo (talento, viajem, composição e ducados) e se você não souber administrar bem os recebimentos e gastos não vai conseguir fazer as ações ou então vai acabar pegar cartas piores, então precisa ficar muito ligado.
Outra coisa que não pode ser deixada pra muito tarde são as participações no requiem, além delas darem imediatamente bons benefícios são super importantes para a pontuação final, dificilmente você vai entrar no páreo para vitória se não investir lá (o que tematicamente faz todo sentido, mas é sempre bom ficar ligado pois não é uma coisa tão intuitiva).
Lacrimosa tem também uma parada que eu achei brilhante que foi a forma de renovar as cartas. Você começa com 9 cartas que englobam todas as ações possíveis, mas no display do tabuleiro central novas cartas são disponibilizadas para você renovar sua mão, só que você precisa ter muito cuidado pois ao descartar uma carta para receber uma nova você pode acabar abdicando de determinada ação e se você não ficar ligado pode não conseguir mais fazê-la (só talvez através de bônus ou de viagens).
Ao final das cinco rodadas você receberá pontos finais pelas fichas de objetivos conseguidas nas viagens, pela sua posição no requiem e pontos de narrativa e ducados, o mecenas com a maior pontuação será lembrado para a posteridade.
Lacrimosa é um daqueles jogos com um tema diferente do habitual, com mecânicas muito bem aplicadas e que te deixa com aquela sensação de que você poderá fazer mais na próxima partida sabendo alguns detalhes do jogo e já é um sério candidato na briga de melhor do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário