Em Oak os jogadores farão parte de ordens druídicas que fazem peregrinações para receberem as bênçãos do grande carvalho que dá nome ao jogo, realizando tarefas os jogadores precisam se mostrar dignos dessas bênçãos.
No início da partida cada jogador vai escolher uma das Ordens disponíveis (elas tem poderes assimétricos), pegar todos os seus druidas colocando 3 no tabuleiro pessoal e o restante deles ao pé do carvalho além de um deck inicial com 6 cartas.
O jogo terá exatamente 5 rodadas divididas em amanhecer (fase de recebimentos), dia (onde acontecem as ações principais do jogo) e anoitecer (onde arrumamos a próxima rodada).
Os jogadores na sua vez tem duas opções da ação, as ações do templo onde vamos utilizar os druidas ativos, aqueles que estão no nosso tabuleiro pessoal e as ações do carvalho, onde os druidas que estão no tabuleiro pessoal pode subir pelos galhos ou recolherem ingredientes para as poções.
As ações do templo são as mais diversas possíveis como uma iconografia que inicialmente dá uma assustada mas conforme o jogo vai se desenvolvendo a gente começa a se acostumar com ela e fica cada vez mais tranquila de entender.
A sacada do jogo é tentar otimizar sua jogada ao máximo, pois como em grande parte dos bons euros você vai querer fazer um monte de coisas e não vai ter ações (nem tempo) suficiente para fazê-las.
Então apesar de termos muitos druidas que podem vir ou não para o seu tabuleiro pessoal, saber tirar proveito do poder especial da sua Ordem vai te ajudar muito durante a partida.
Um dos destaques da produção são as "roupinhas" para os druidas aprimorados. Cada uma delas dá um poder diferenciado ao druida e foram muito bem colocados no jogo de forma a realmente fazer parte dele sem que a gente ache que é só um firula pra vender o Oak.
Basicamente toda a pontuação acontece durante a partida, então ao final da quinta rodada você tem direito a fazer uma última poção que dá ponto e só, quem tiver a maior pontuação é o vencedor.
Achei Oak um jogo muito bacana, apertado nos recursos mas não sufocante a ponto de ficar desesperador, mas você precisa saber pensar bem nas suas jogadas para conseguir acompanhar a pontuação dos outros jogadores e não ficar muito para trás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário