quarta-feira, 4 de abril de 2018

Merchant of Venus (2ª edição)


Lançado em 1988 pela Avalon Hill, o Merchant of Venus foi durante anos um graal para os colecionadores de board games, até que em 2012 a Fantasy Flight teve a grande sacada de relança-lo, só que além da melhoria estética, fizeram com que a caixa viesse com as regras de 88 e regras atualizadas, mais de acordo com os jogos modernos.

O Merchant of Venus 2ª ed. é basicamente um jogo de "pick and delivery", ou seja, você vai descobrir planetas, ver o que ele produz e o que ele necessita e passear pela galáxia fazendo esse comércio entre os planetas, até que a condição de final de jogo seja alcançada (2000 créditos na versão clássica ou no final de 30 rodadas na versão moderna).

 Mapa que assusta a primeira vista, mas é lindão.

A rodada é dividida em turnos de ações onde você move, pode fazer contato com os planetas e por fim negocia com o planeta onde você está ancorado.

A movimentação é bem bacana, você usa dados, mas os caminhos tem certas peculiaridades e a própria ação de movimento é um pouco diferente do que estamos acostumados.

Cada jogador tem um player board com a sua raça e o que a sua nave pode fazer, ao iniciar a fase de movimento primeiro temos que escolher para qual lado do caminho espacial vamos nos mover, isso é, se escolhermos ir para determinada direção, se os dados não forem os que esperávamos, não podemos simplesmente "embicar" para o outro lado.

 Na versão clássica um player-board simples, mas funcional.

Em determinados pontos durante a movimentação, precisamos escolher um dos dados de velocidade para alocarmos no espaço de navegação da nave, e esse valor vai servir para algumas bifurcações, e é uma decisão bem interessante dentro da rodada, pois pode ser que você precise orbitar por mais de uma rodada em volta do planeta onde você deseja pousar.

Quando você chega pela primeira vez em um planeta, rola a fase de Primeiro Contato, onde abrimos a carta de qual raça aquele planeta pertence, quais suas necessidades e produção, e o jogador que descobriu aquele planeta recebe um bônus em grana (descrito na carta da raça descoberta) que já pode ser gasto na compra de produtos.

 Muitos tokens que vão entrando durante a partida nos planetas.

Por fim, na rodada rola as negociações, compra de produtos, melhorias para a nave, venda de bens, pegar ou deixar passageiros, enfim, é onde o jogo acontece e onde você vai conseguir a grana, que é o que vai definir o vencedor tanto na versão clássica, quanto na moderna.

O Merchant of Venus 2ª ed. é daqueles jogos que a uma primeira vista assusta um pouco, mas conforme as rodadas vão se desenvolvendo percebe-se que ele tem regras bem intuitivas, e que o grande lance é tentar maximizar sua movimentação em relação a compra e venda de bens.

Nos planetas, o que eles produzem e o que eles necessitam.

As diferenças entre o jogo clássico e o novo nem são tantas, a Fantasy Flight só colocou mais elementos na nave e nos planetas, de forma a ter uma gama maior de formas de ganhar créditos, então foi só realmente uma modernizada em mecânicas, mas nada muito radical.

No final é ele é um grande jogo, daqueles que você termina a partida com vontade de jogar de novo para ver mais possibilidades dele.

Não é um jogo rápido, mas pra quem
curte pick-and-delivery é essencial.

Um comentário:

Leobetosouza disse...

Olha, tô na foto \o/

Gostei muito do jogo, mas gostaria que durasse menos tempo. Apesar de ter ganho a partida, nas últimas rodadas do jogo já tava torcendo pra acabar logo