quarta-feira, 11 de abril de 2018

Pélaghos


Num mundo de vastos oceanos e ilhas pouco exploradas, nações lutam entre si para poderem conquistar pontos de glória explorando, realizando desafios, entregando bens para no final serem os mais respeitados desbravadores.

Em Pélaghos, os jogadores são nações que em um mapa modular cheios de ilhas, corais e mares, precisam rodada a rodada conseguir pontos com objetivos, através de explorações, fazendo fretes e realizando aventuras.

As rodadas são relativamente simples, você tem uma mão de cartas, e pode baixar até 4 no seu porto inicial e posteriormente no seu porto avançado, e ficarão ativas para os navios ancorados nela(s).

 Pélaghos e suas ilhas, mares e corais a serem explorados.

Existem uma séria grande de cartas disponíveis : Navios (você começa com um e pode ter até 4 rodando pelos mares de Pélaghos), membros da tripulação e os Capitães para os navios, tesouros, equipamentos, cartas de eventos e efeitos diversos.

Após a fase das cartas você começa a mover seus navios para realizar as ações.

Você começa com um navio e pode ter até 4 no decorrer da partida, em cada navio você tem como preparar a sua tripulação para poder ganhar os pontos dos objetivos, aventuras, explorações e fretes.

 No seu tabuleiro, o Avatar da sua nação, seu porto e objetivo.

O legal do Pélaghos é essa arrumação de tripulação, cada navio tem uma quantidade de tripulantes que pode aceitar, e essa galera tem uma série de atributos como força, sabedoria e diplomacia e habilidades de cozinheiro, espadachim, mercador, música entre outras.

Na hora de realizar as aventuras você chega no tile escolhido onde possa conseguir casa habilidades e atributos, e caso passe pelo desafio inicial (também baseado em habilidades e atributos da tripulação), você ganha os pontos referentes ao tile e um tesouro da pilha de compra.

 Cada navio com sua tripulação e sua coleção de habilidades e atributos.

Se por acaso não conseguir passar pelo desafio, ele fica aberto e qualquer outro jogador pode ir lá para resolve-lo e se tiver a combinação de habilidades e atributos, ainda leva os pontinhos da aventura.

Outras formas de pontuar no jogo são levando fretes, que geralmente demoram uns 2 ou 3 turnos para resolver e pelas explorações, que são baseadas totalmente na sorte, pois você abre uma carta da pilha de exploração, rola um D6 e o resultado sorteado é o que vai acontecer.

O jogo termina depois que uma determinada pontuação previamente definida é atingida por algum dos jogadores e aquela nação ganha a partida.

 Fretes e explorações são formas de ganhar pontos.

Pélaghos é um jogo bem amarradinho, remete a jogos como Seafall e Merchants & Marauders, mas com uma pegada bem própria de regras inteligentes e eficientes.

O financiamento coletivo dele abriu hoje (dia 11/04) e o Thiago Mello conseguiu fazer um jogo bastante interessante e que vai agradar a galera que curte essa pegada "descobridor dos sete mares".

Várias pilhas de cartas para um jogo bacana.

Um comentário:

Unknown disse...

Agradeço muito pelo seu tempo ao jogar e pela resenha! :D