segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Big Book of Madness


Em Big Book of Madness, da RedBox Editora, os jogadores são aprendizes de magos que acidentalmente abriram um antigo grimório e liberaram um monte de monstros que precisam ser derrotados para que maldições não se espalhem e os alunos não fiquem loucos!

Temos seis rodadas para resolvermos esse problema, cada rodada é composta por 5 turnos onde o jogador da vez avança o contador de maldição, casa haja alguma carta aberta, a maldição é aplicada, e o jogador pode realizar uma série de ações baseadas na sua mão de cartas.

As cartas apresentam quatro tipos de elementos (água, terra, fogo e ar) e cada jogador começa um com um baralho um pouco melhor em um determinado tipo de elemento.

 No setup, além das cartinhas de elementos,
os quatro encantamentos iniciais.

Para o seu turno, você tem uma mão de 6 cartas para realizar as ações que podem ser ativar um feitiço, aprender um feitiço novo, pegar uma nova carta de elemento, destruir uma maldição ou curar uma carta de loucura do seu baralho.

Enquanto você tiver elementos para usar, pode ir jogando, mas precisa tomar cuidado, pois no final do seu turno, se você precisar comprar cartas e seu baralho estiver zerado, você ganha uma carta de loucura para adicionar ao descarte, e essas cartas vão 'sujando' a sua mão e são umas das condições de fim de jogo.

Quanto as ações, os monstros que vão aparecendo vão trazendo maldições com eles, então tentar livrar-se delas, que geralmente fazem você gastar cartas ou ganhar cartas de loucura, é muito importante se você quiser derrotar o grimório.

A cada rodada, um monstro para atrapalhar os
alunos a conseguirem vencer o grimório.


Só que para conseguir se livrar das maldições, você precisa de muitas cartas de elementos, e aí que um planejamento legal com os outros jogadores funciona bem.

Existem formas de colocar elementos disponíveis para os outros jogadores, e até magias que fazem com que eles possam jogar no seu turno e assim tentarem resolver o mais rápido possível as maldições.

A cada cinco turnos, uma rodada termina, se os jogadores conseguirem chegar sem maldições pendentes, derrotam o monstro da vez e ganham bônus, caso contrário são penalizados e um novo monstro aparece com novas maldições até a sexta e última rodada, que é o único monstro que realmente precisa ser derrotado.

 As cartinhas de elementos, são o que
fazem o seu turno rodar.

O jogo acaba com vitória dos alunos caso o último monstro seja derrotado, e com a derrota deles se todos sucumbirem à loucura, se o baralho de loucura acabar (e ele corre rápido) ou se o último monstro não for derrotado.

Big Book of Madness parece um jogo bonitinho, mas é bem cruel, os jogadores precisam coordenar bem as jogadas para não ficarem ganhando cartas de loucura de bobeira e para tentarem derrotar o monstro que realmente vale à pena, joguinho bacana!

 Os jogadores podem ir incrementando suas próprias magias.

Nenhum comentário: