segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Clank! Um Deck Building de Aventura


Roubar o covil de um dragão é uma das coisas mais perigosas para se tentar, mas parece o desafio ideal para você e seus companheiros ladrões que vão tentar ser os mais sorrateiros possíveis para tentar sair com os tesouros, mas qualquer pisão em falso e CLANK!

Prestes a chegar no Brasil pela Conclave, em Clank! usamos a mecânica de deck building para conseguirmos avançar pelas masmorras, matar nossos inimigos e se possível, sair de lá com vida para poder contar os seus tesouros.

No setup inicial do jogo espalhamos vários tesouros e segredos pelo labirinto de passagens do mapa, distribuímos o baralho inicial para cada jogador e montamos a oferta de cartas com algumas fixas (como o tomo secreto, explorar e mercenário) e o deck da masmorra.

Deck building basicão : comprou, jogou, descarto,
embaralhou o descarte, começa de novo.

Na sua vez o jogador compra cinco cartas e as utiliza da melhor forma possível, gastando pontos de habilidade para comprar novas cartas (que vão para o descarte), pontos de espada para derrotar alguma ameaça e as botas para se mover pelos caminhos.

O grande lance em Clank! é que você está no covil de um dragão que está adormecido, então algumas cartas vão adicionar pontos de "clank" a uma reserva, e toda vez que alguma carta do deck da masmorra aparecer com o símbolo do dragão, são sorteadas uma quantidade de marcadores, e cada um que sair com a cor dos jogadores, é colocado na trilha de ferimentos.

 As cartas fixas e o deck da masmorra,
onde o dragão pode aparecer.

Os jogadores vão crescendo seus baralhos, ganhando novas habilidades. pegando moedas e segredos até o momento em que um dos ladrões sai vivo da masmorra com um dos grandes tesouros (você só pode ter um, a menos que compre uma mochila), aí começa uma corrida contra o tempo entre os jogadores restantes para que consigam sair também sem morrer, ou então que morram perto da saída para que seus pontos sejam validados.

Quando todos tiverem saído, morrido ou o tivermos chegado ao último avanço de tempo, todos os jogadores (que puderem) contam seus pontos, quem tiver a maior pontuação é o vencedor.

 A expansão Sunken Treasures adiciona mais desafios.

Eu joguei minha partida com a expansão Sunken Treasures, que adiciona além um novo mapa, áreas alagadas, onde os jogadores não podem começar e terminar sua jogada por lá, pois tomam um ferimento por ficarem muito tempo submersos e tuneis que adicionam pontos de "clank" se você passar por eles.

Clank! é um jogo excelente, um dos deck building mais legais que eu já joguei, ele é fluido, inteligente, dá pra jogar bem em pouco mais de uma hora e ele utiliza essa mecânica de uma forma nova e inteligente, pra mim substituiu o Thunderstone (que eu adoro), no meu TOP3 do gênero.

O mapa do jogo base é aquela dungeon
clássica que você respeita.

Um comentário:

Unknown disse...

O único problema é este "esta pra chegar" 😂